PUBLICIDADE
Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #77: Consultoria de imagem como forma de proteção contra racismo

De Ecoa, em São Paulo

07/05/2022 06h00

A consultora de imagem Janaína Souza sempre ouviu de sua mãe que até para ir apenas na padaria ela deveria andar bem arrumada. Neste episódio de Papo Preto, ela conta ao apresentador Yago Rodrigues que a dica da mãe, que era uma forma de proteção contra o racismo, hoje ela usa estrategicamente para empoderar pessoas em sua profissão.

"Eu sempre gostei de moda, mas não sabia muito bem o que fazer com ela. Quando pequena eu tinha dois objetivos: trabalhar em um lugar em que eu me vestisse bem e ajudar as pessoas a se vestirem com o que elas tinham, mas não fazia a ideia do que era consultoria de imagem" (a partir de 04:00 do arquivo acima).

Janaína diz que a imagem acaba ajudando as pessoas pretas a romperem barreiras que ainda existem para elas na sociedade. "Quando a gente tem consciência disso eu costumo dizer que passamos a interferir no sistema. Cuidar da imagem ainda é um meio de proteção para nós, mas hoje passa mais por uma estratégica, é algo pensado" (a partir de 07:38 do arquivo acima).

Sobre as redes de loja que vêm demonstrando atitudes racistas, ela diz que um caminho para combater isso é trocar essas marcas por outras, de preferência de afro empreendedores. "Eu tenho um trabalho muito comprometido em vestir essas mulheres, por exemplo, com Isaac Silva, Apartamento 03, Ângela Brito, entre outros, porque são marcas de pessoas como nós" (a partir de 11:40 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.