Topo

Chuvas no RJ: veja como doar colchões, água, itens de higiene e mais

3.abr.2022 - Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham nas buscas por mortos e desaparecidos em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, após fortes chuvas - Bruno Kaiuca/Zimel Press/Estadão Conteúdo
3.abr.2022 - Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham nas buscas por mortos e desaparecidos em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, após fortes chuvas Imagem: Bruno Kaiuca/Zimel Press/Estadão Conteúdo

De Ecoa, em São Paulo (SP)

07/04/2022 06h00

Fortes chuvas atingiram o estado do Rio de Janeiro desde o dia 31 de março, causando pelo menos 20 mortes e deslizamentos em Angra dos Reis, Paraty e região, e também na Baixada Fluminense, em municípios como Mesquita e Belford Roxo. O número de vítimas ainda pode aumentar, visto que há desaparecidos.

Mais de sete mil pessoas tiveram que deixar suas casas em decorrência da chuva, a maior parte delas em Nova Iguaçu. Além do município da baixada, Mangaratiba, Paraty e Angra também declararam estado de emergência. Algumas regiões continuam sem energia mesmo dias após a tempestade.

Devido às chuvas, prefeituras e ONGs estão recebendo doações de colchões, toalhas, água, produtos de higiene e limpeza para apoiar a população afetada. Veja abaixo como contribuir com as famílias afetadas. Sempre que doar a alguma iniciativa, exija transparência e prestação de contas.

Prefeitura de Angra dos Reis

Os itens mais necessários são toalhas, colchões, água, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.

Ponto de arrecadação: Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, na Praça Marinha Greenhalgh, 59, ao lado do Teatro Municipal, das 9h às 16h.

Prefeitura de Paraty

Estão sendo requisitados produtos de limpeza, cobertores, colchões (preferencialmente de solteiro), roupas de cama, travesseiro, kits de higiene.

Ponto de arrecadação: Escola Municipal Professora Pequenina Calixto, Avenida Roberto Silveira, n° 1728, Paraty-RJ.

A prefeitura também abriu duas contas para receber doações em dinheiro.

Pix:
Banco do Brasil
Agência: 2406-6
Conta corrente: 26747-3
Chave pix: CNPJ 29.172.475/0001-47
Favorecido: Município de Paraty

Transferência:
Caixa Econômica Federal
Agência: 2914
Operação: 0006
Conta: 3-9
CNPJ: 29.172.475/0001-47
Favorecido: Município de Paraty

Prefeitura de Nova Iguaçu

Os itens de maior necessidade são produtos da cesta básica. material de limpeza e de higiene pessoal.

Pontos de arrecadação: As doações podem ser entregues nas unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade:

  • CRAS Morro Agudo: Rua Formosa 265, Morro Agudo
  • CRAS Jardim Paraíso: Rua Arco Íris s/n
  • CRAS Maxambomba (Centro): Avenida Governador Portela s/n, Praça Santos Dumont
  • CRAS Serra do Vulcão (Nova Era): Rua Sebastião de Melo s/n
  • CRAS Fazenda Cabuçu (Valverde): Avenida Abílio Augusto Távora s/n, Valverde
  • CRAS Austin: Rua Mirim, s/nº - Austin

Ação da Cidadania

A ONG Ação da Cidadania também está recebendo doações para as vítimas de Angra dos Reis e Baixada Fluminense, como parte da campanha SOS Enchentes Brasil, que desde 2021 vem apoiando regiões afetadas pelas chuvas.

É possível doar pelo site, Pix (chave email: sosenchentes@acaodacidadania.org.br) ou pelas contas:

Banco do Brasil
Ag 1211-4
CC 500.537-x

Itaú
Ag 0417
CC 65638-6

Fecomércio RJ

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro está arrecadando doações de alimentos para as vítimas das chuvas na Baixada Fluminense e Costa Verde.

Ponto de arrecadação: Pessoas físicas podem entregar suas doações no Sesc Madureira, na Rua Ewbank da Câmara, 90, Rio de Janeiro. Empresas e instituições com grandes volumes de alimentos podem entrar em contato pelo telefone 0800-0222026 ou pelo email mesabrasil@sescrio.org.br.

Caso se depare com alguma outra instituição que está recebendo doações, você pode consultar esse guia para garantir que a campanha é confiável: Dicas ajudam identificar se campanhas de doação são reais.