Topo

Petrópolis: Famílias precisam de alimentos, colchões e água; veja como doar

16.fev.22 - Petrópolis amanhece com lama e destruição após forte temporal que atingiu a cidade e deixou, pelo menos, 34 mortos - Lola Ferreira
16.fev.22 - Petrópolis amanhece com lama e destruição após forte temporal que atingiu a cidade e deixou, pelo menos, 34 mortos Imagem: Lola Ferreira

De Ecoa, em São Paulo (SP)

16/02/2022 13h04

Em sua última live na Twitch, o jornalista e streamer Casimiro arrecadou mais de 120 mil reais para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes e deslizamentos em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O dinheiro será destinado à organização SOSerra que tem atuado na linha de frente com doações de mantimento para os que foram desabrigados e atingidos depois das fortes chuvas que atingiram a região desde a última terça-feira (15). As doações continuaram sendo feitas na live desta quinta-feira no canal do streamer.

Já são mais de 100 mortos na tragédia. A prefeitura da cidade decretou estado de calamidade pública. Para os sobreviventes, é hora de reconstruir o que for perdido e contar com o apoio da sociedade. "Ontem (15), eu fiz uma doação e muita gente disse 'Casimiro, eu quero ajudar também', então a gente preparou aqui uma forma de ajudar a galera do SOSerra", disse o jornalista na live de quarta-feira (16). Antes de divulgar um QR Code em sua live para doação, Casimiro já tinha doado 30 mil reais.

Assim, como o streamer, você também pode ajudar com doações. Entre as principais necessidades no momento estão alimentos, água e colchões para acolher quem está desabrigado. Para isso, ONGs, projetos sociais, associações e órgãos públicos têm se movimentado para auxiliar as famílias atingidas pela chuva e concentrar doações.

Veja abaixo como contribuir com as iniciativas no local. Lembre-se empre que doar a alguma iniciativa, exija transparência e prestação de contas.

Ação da Cidadania

A Ação da Cidadania tem recolhido doações para ajudar as famílias atingidas pelo desastre ambiental de Petrópolis. Para doar você pode ir ao galpão da Ação ou fazer sua doação em dinheiro.

Endereço: Rua da Gamboa, 246, Gamboa - Rio de Janeiro.
Conta bancária: Banco do Brasil - Agência:1211-4/Conta: 500.537-x// Itau - Agência:0417/Conta: 65638-6
Pix: sosenchentes@acaodacidadania.org.br

Associação Petropolitana dos Estudantes (APE)

As doações podem ser feitas na sede da APE em Petrópolis, mas você também pode entrar em contato com a associação para saber como doar caso não consiga ir ao local. "O nosso foco é mantimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal, roupas e agasalhos", diz a associação em sua conta no Facebook.

Endereço: Rua 16 de março, 268, sala 6, centro - Petrópolis
Telefone: (24) 98101-2087
E-mail: apecontato@gmail.com

Botafogo de Futebol e Regatas

O Botafogo colocou à disposição o Estádio Nilton Santos para doações de apoio e mantimentos a Petrópolis.

Endereço: R. José dos Reis, 425 Portão Norte 2 - Rio de Janeiro

Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH)/Petrópolis

O CDDH também está recolhendo doações de alimentos, cobertores, água potável, itens de higiene pessoal e de limpeza e roupas e aceitando doações em dinheiro.

Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 400, Centro de Petrópolis
Telefone: (24) 2242-2462
Conta bancária: Banco do Brasil - Agência: 2885-1/Conta: 127599-2/CNPJ: 27.219.757-0001-27

Club Vasco da Gama

O Vasco abriu espaços para recolher doações no Rio de Janeiro para ajudar as vítimas das fortes chuvas de Petrópolis.

Ginásio do Estádio de São Januário: R. Ricardo Machado, 523 - Vasco da Gama, Rio de Janeiro - RJ
Sede Náutica da Lagoa: R. Gen. Tasso Fragoso, 65 - Lagoa, Rio de Janeiro - RJ
Além das Lojas Gigantes da Colina.

Clube de Regatas Flamengo

O Flamengo também abriu as suas portas para receber doações para Petrópolis. É necessário, com urgência, a doação de: água mineral, alimentos não perecíveis, roupas de cama, roupas infantis e de adultos, material de limpeza, itens de higiene pessoal, máscaras de proteção e álcool em gel. Os pontos de arrecadação são:

Endereços: Avenida Borges de Medeiros, 997, Entrada da Lagoa - Clube de Regatas do Flamengo / Rua Prof. Euríco Rabêlo - Portão 6 - Maracanãzinho / Rua da Gamboa, 246 - Gamboa - Sede da Ação da Cidadania
Pix: CNPJ - 00.346.076/0001-73

Contagem coronavírus - Brasil
A página que tem se dedicado desde o início da pandemia a prestar informações sobre a situação da Covid-19 no país também tem se mobilizado para arrecadar doações para a população em situação de vulnerabilidade de Petrópolis.

Pix: contagemcoronabrasil@gmail.com
PicPay: contagemcoronabrasil (Razão titular: Marcos L. Ferreira)

Fluminense Football Club

A sede do Fluminense também está aberta para recolher doações para a população de Petrópolis.

Endereço: R. Álvaro Chaves, 41 - Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

GRES Unidos de Padre Miguel

A escola de samba Unidos de Padre Miguel está com sua quadra aberta para receber doações que serão destinadas a Petrópolis. A escola está recolhendo alimentos não perecíveis, roupas, água potável e material de higiene pessoal. As doações podem ser entregues em nossa quadra das 09h às 18h.

Endereço: Rua Mesquita, 8 - Padre Miguel

GRES Unidos da Tijuca

A escola de samba Unidos da Tijuca iniciou uma campanha para arrecadação de doações que serão destinadas às famílias afetadas pelo temporal em Petrópolis.

Endereço: Avenida Francisco Bicalho nº 47 - Santo Cristo.

GRES Imperatriz Leopoldinense

Outra escola de samba que também está arrecadando doações é a Imperatriz Leopoldinense. A escola especificou que podem ser levados para sua quadra doações de alimentos, água, roupas infantis e de adultos, remédios, material de higiene, colchonete, roupas de cama, máscaras e álcool em gel.

Endereço: R. Professor Lacé, 235 - Ramos, Rio de Janeiro - RJ

Humus

A Associação que atua em comunidades em áreas de risco de desastres relacionados a eventos naturais extremos está recolhendo doações em dinheiro para ajudar as famílias de Petrópolis.

Pix: 43399817000197

OAB/RJ

Você pode fazer sua doação de itens como: colchonete, água mineral, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, roupas infantis e de adultos, máscaras e álcool em gel e produtos de limpeza. Você pode deixar sua contribuição no endereço:

Endereço: Avenida Marechal Câmara, 210, Centro do Rio, ou em qualquer subseção da Ordem dos Advogados.

Ong Sal para Terra

O projeto que tem como missão prevenir gratuitamente a criminalidade e atuar na formação social e profissional de crianças e adolescentes em risco social está ajudando Petrópolis também. Você pode doar cobertores, roupas, produtos de higiene, produtos de limpeza, água potável e alimentos não perecíveis.

Endereço: Rua Felipe Camarão, 435 - Retiro - Petrópolis
Contato: (24) 2291 - 5019

Paz no Prato
O projeto social que promove ações para divulgar a alimentação 100% vegetal, está arrecadando doações para atender às famílias afetadas pelas fortes chuvas. A princípio, o projeto, que tem cerca de 650 famílias cadastradas para receber ajuda, divulgou que as doações podem ser feitas em dinheiro.

Pix: 21999789099
Contas: Itaú - Agência: 3008, Conta: 08002-4 / Banco do Brasil - Agência: 4476-8, Conta: 10924-x
Para mais informações: (24) 98835-2893

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Todas as unidades da PMERJ são pontos de recolhimento de doações para as vítimas da cidade de Petrópolis. Água mineral e itens de higiene pessoal são necessários neste momento.

Prefeitura Municipal de Areal

A Prefeitura de Areal abriu uma campanha de doação de alimentos, água, materiais de limpeza e higiene pessoal para a população da cidade de Petrópolis.

Endereços: Gabinete do Prefeito: Praça Duque de Caxias, 39, Centro/ Unidades do CRAS e CREAS (Amazonas e Centro)/ Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação: Rua Maria Avena do Carmo, 108, Centro

Prefeitura Municipal de Rio Bonito

A Prefeitura está recebendo alimentos não perecíveis, cobertores, água potável, itens de higiene pessoal, itens de limpeza e roupas que serão destinadas para a cidade metropolitana.

Pontos de arrecadação: Secretaria de Assistência Social (Centro), Ambulatório Municipal Manoel Loyola, Estratégia de Saúde da Família (ESF), CREAS, CRAS, Clínica da Família, Ambulatório de Boa Esperança.

Projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho

O projeto anunciou que receberá doações em dinheiro para ajudar os que foram atingidos pelas fortes chuvas.

Pix: todosjuntosninguemsozinho@gmail.com

SOSerra

Divulgado pelo Instituto Marielle Franco e pela Anistia Internacional Brasil, o projeto está se mobilizando para arrecadar doações em dinheiro para ajudar as famílias afetadas pela tragédia de Petrópolis.

Pix: (24) 99303-8885

Caso se depare com alguma outra instituição que está recebendo doações, você pode consultar esse guia para garantir que sua doação está indo para uma campanha confiável: Dicas ajudam identificar se campanhas de doação são reais.