PUBLICIDADE
Topo
Como fazer

Como fazer

IR2022: Você pode doar parte do imposto devido para quem precisa; veja como

Receita Federal - Marcello Casal JrAgência Brasil
Receita Federal Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Camilla Freitas

De Ecoa UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2022 06h00

Chegou a hora de declarar o Imposto de Renda. Até o dia 29 de abril a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações para o IRPF 2022. Muitas — e pode ser o caso da sua — devem gerar o famoso imposto devido, aquele que você precisa pagar ao governo federal. Agora, imagine se uma parte desse valor a ser pago pudesse ser doado para uma causa social? Essa já é uma realidade.

Durante a própria declaração, você pode destinar até 6% do seu imposto devido a uma instituição, seja ela ligada ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) ou aos fundos de apoio aos Conselhos do Idoso.

Para saber como você pode fazer sua doação, Ecoa conversou com Larissa Silva, contadora, orientadora financeira e dona da página Preciso Contar.

Hora de doar!

Antes de fazer uma doação por meio do próprio programa de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal, seja site ou aplicativo, você precisa saber que as doações podem ser destinadas para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais do Idoso e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Cada fundo pode receber até 3% do valor de seu imposto devido. Esses fundos ficam, então, responsáveis por repassar os recursos a instituições de apoio a crianças, adolescentes ou idosos — a lista de entidades participantes você encontrará no momento da declaração.

Primeiro, você precisa saber se possui algum imposto devido e seu valor. Para isso, acesse a área "Resumo da Declaração" e clique em "Cálculo do Imposto". Depois, localize o campo "Total de Imposto Devido", tudo isso após concluir o preenchimento da declaração e antes de transmiti-la, é claro.

Depois de verificar se você possui um valor de imposto a ser pago, é hora de doar. E para fazer a doação o caminho é simples. É só seguir esse passo a passo:

  1. Localize a ficha "Doações diretamente na declaração" e clique em "Novo";
  2. Escolha a aba "Criança e adolescente" se desejar fazer doação a fundos ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente ou selecione a aba "Idoso" para doar para fundos ligados ao Conselho do Idoso;
  3. Depois, selecione o "tipo de fundo", que pode ser "Nacional", "Estadual" ou "Municipal";
  4. O campo "CNPJ" será preenchido automaticamente;
  5. O próximo passo é preencher o "valor" que será doado;
  6. Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.

Você pode repetir o processo caso queira doar para fundos diferentes, como de outras cidades ou Estados, ou para grupos diferentes, idosos ou crianças e adolescentes.

Precisa pagar o Darf para a doação acontecer

Se essa não é sua primeira declaração de Imposto de Renda com imposto devido a pagar, você já conhece os Darfs (Documentos de arrecadação federal). Caso não conheça, Larissa Silva explica.

"Darf é como se fosse um boleto, mas um boleto específico a tributos federais para o pagamento daquele valor devido. Quando você fizer a doação, você vai gerar esse documento para o pagamento e ele virá com o código de receita. Esses códigos são diferentes uns dos outros, e é dessa forma que eles reconhecem a natureza de cada tributo ou destinação de valor. Então, no documento vai vir especificado a parte destinada à doação", explica a contadora.

Para imprimir os Darfs das doações, acesse o menu "Imprimir" e selecione a opção conforme o tipo de doação feita: "Darf - Doações Diretamente na Declaração - ECA" e/ou "Darf - Doações Diretamente na Declaração - Idoso".

Cuidado: não se esqueça de pagar também o Darf com o imposto devido! E pronto.

Como fazer