Topo

"Não existe Brasil sem África", diz historiadora Mariléa de Almeida

Colaboração para o UOL, de São Paulo

17/11/2021 15h59

Ao ser questionada pela atriz Zezé Motta, mediadora do primeiro painel de Origens: Passos que Vêm de Longe, sobre a herança africana no Brasil, a historiadora Mariléa de Almeida foi enfática: "Não existe Brasil sem África".

Segundo ela, negar a ancestralidade e cultura africana é um dos problemas do racismo brasileiro. "África corporificada nos nossos corpos e nas nossas memórias se expressa nas nossas linguagens, na maneira com que fazemos nossos ajuntamentos, nas nossas práticas religiosas", frisou.

A historiadora participou do painel Ecos de África: a herança que cruzou o Atlântico, que aconteceu nesta quarta (17) e também contou com a participação de Angélica Ferrarez, doutora em História, professora e pesquisadora, e Tom Farias, jornalista e escritor.

Angélica Ferrarez analisou o que seriam os "ecos de África no Brasil" afirmando que é difícil não pensar na cultura musical brasileira fora do Atlântico negro. "Ecos de África me leva para o som, para a sonoridade. Eu que pesquiso samba, posso dizer com tranquilidade que é muito difícil pensar na cultura musical no Brasil fora dessa perspectiva da diáspora. Tudo o que a gente pensa, o que a gente imagina de música é produzido pela comunidade negra. Eu falo de samba, funk e até da nossa bossa nova", argumentou.

Já o professor de literatura brasileira, dramaturgo e roteirista Tom Farias destacou a contribuição da cultura africana na tecnologia, enfatizando que é muito difícil pensar no Brasil do jeito que ele é, com centenas de anos de escravidão, sem imaginar que o conhecimento não partiu de negros e negras que vieram para cá.

"Olhamos os livros didáticos no Brasil e só vemos o negro escravizado, no navio negreiro, apanhando. E a palavra negro com uma carga de negatividade. Mas esquecemos de dizer que no navio negreiro vieram médicos, professores, arquitetos, filósofos, psicólogos, pensadores que transformaram esse Brasil no que ele é hoje"
Tom Farias, escritor

FOTOS: Origens - Nossos Passos Vêm de Longe

Segunda temporada

O evento Origens: Passos que Vêm de Longe discute ao longo de toda esta quarta-feira (17) a presença negra em cinco grandes frentes cruciais para a formação da sociedade brasileira como a conhecemos hoje: matriz africana, cultura, identidade negra, empreendedorismo e política.

Entre convidados e convidadas, estão a atriz Zezé Motta, o ator Rodrigo França, os rappers Preta Rara e Rico Dalasam, a empresária Eliane Dias, a diretora da Anistia Internacional no Brasil Jurema Werneck, a ativista Nilma Bentes, a escritora Bianca Santana e o integrante da Coalizão Negra por Direitos Douglas Belchior.

A transmissão de Origens: Passos que Vêm de Longe acontece ao vivo no YouTube. Veja a programação completa do evento:

Abertura: Ana Maria Gonçalves

Painel 1 - Ecos de África: a herança que cruzou o Atlântico
Convidados/as: Zezé Motta (mediação), atriz e cantora; Angélica Ferrarez, doutora em História, professora e pesquisadora; Mariléa de Almeida, doutora em História e Especialista em Filosofia e Tom Farias, jornalista e escritor.

Painel 2 - Respeita meu som: a cultura que preserva existências
Convidados/as: Rodrigo França (mediação), ator e diretor; Preta Rara, rapper e escritora; Rico Dalassam, rapper e compositor e Valéria Monã, atriz e coreógrafa.

Painel 3 - Nós negros: a identidade racial no Brasil
Convidados/as: Douglas Belchior (mediação), professor de História e integrante da Coalizão Negra Por Direitos; Beatriz Lourenço do Nascimento, advogada e integrante da UNEafro; Bianca Santana, jornalista, professora e escritora e Gisele Brito, jornalista e co-fundadora da Território da Notícia.

Painel 4 - Uma outra política: cidadania conquistada com luta
Convidados/as: Dra. Jurema Werneck (mediação), co-fundadora da ONG Criola e diretora da Anistia Internacional no Brasil; João Belmonte, arte-educador e fundador do projeto Geloteca; Nilma Bentes, ativista e co-fundadora do CEDENPA e Thula Pires, professora de Direito Constitucional da PUC-Rio.

Painel 5 - Grana preta: um jeito brasileiro de fazer negócio
Convidados/as: Eliane Dias (mediação), empresária e produtora executiva na Boogie Naipe; Dani Rodrigues, empresária, podcaster e CEO da Foco na Missão; Marina Dee, artist manager e head do Selo Extrapunk Extrafunk e Rachell Brasil, especialista em Gestão Pública e diretora Criativa do Lerato.