Topo

Origens: Passos que Vêm de Longe debate resgate da ancestralidade

Origem: passos que vêm de longe - Deborah Faleiros e Eric Fiori/Arte UOL
Origem: passos que vêm de longe Imagem: Deborah Faleiros e Eric Fiori/Arte UOL

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

17/11/2021 04h00

Em celebração ao mês da Consciência Negra, o UOL promove nesta quarta-feira (17), no palco do Tom Brasil, em São Paulo (SP), o evento Origens: Nossos Passos Vêm de Longe. A programação terá início às 14 horas com rodas de conversas sobre a existência negra em cinco grandes frentes que influenciaram a formação da sociedade brasileira como a conhecemos hoje: matriz africana, cultura, identidade negra, empreendedorismo e política. O evento, que terá o patrocínio do laboratório Genera, também terá transmissão online pelo YouTube.

Entre convidados e convidadas estão a atriz Zezé Motta, o ator Rodrigo França, os rappers Preta Rara e Rico Dalassam, a empresária Eliane Dias, a diretora da Anistia Internacional no Brasil Jurema Werneck, a ativista Nilma Bentes, a escritora Bianca Santana e o integrante da Coalizão Negra por Direitos Douglas Belchior.

A abertura do evento será feita por Ana Maria Gonçalves, escritora e autora de "Um Defeito de Cor", ganhador do Prêmio Casa de Las Americas, de 2007. O apresentador do UOL News Diego Sarza será o mestre de cerimônia.

O primeiro painel, "Ecos de África - A Herança que Cruzou o Atlântico", começa às 14h35 e trará um interessante bate-papo sobre as marcas que as pessoas levadas da África para o Brasil durante a colonização deixaram na construção da sociedade do nosso país. Sabia que aquela tradição de usar roupa branca no Réveillon é um desses traços de matriz africana que estão presentes no nosso cotidiano e cultura?

Com mediação da atriz e cantora Zezé Motta, o painel terá a participação de Angélica Ferrarez, doutora em História, professora e pesquisadora; Mariléa de Almeida, doutora em História e especialista em Filosofia e Tom Farias, jornalista e escritor.

O segundo painel, "Respeita Meu Som - A Cultura que Preserva Existências", começa às 15h35. Ele vai abordar como, do funk ao pop, e tantas outras outras manifestações culturais, as vozes negras ditam os ritmos que embalam a vida artística brasileira.

Rodrigo França, cineasta, ator, diretor teatral e roteirista conduzirá essa conversa juntamente com Rico Dalasam, cantor, compositor, rapper; Preta Rara, rapper, historiadora, escritora e apresentadora do Talk Five no Globoplay; e Valéria Monã, atriz, bailarina, coreógrafa e animadora cultural.

O terceiro painel, "Nós Negros - A Identidade Racial no Brasil", começa às 16h35 debatendo elementos sobre o que é ser negro no Brasil e a formação da consciência negra. A mediação será feita por Douglas Belchior, professor de História, fundador da Uneafro Brasil e membro da Coalizão Negra por Direitos. Entre as convidadas estarão presentes Beatriz Lourenço do Nascimento, membro da Articulação Política da Uneafro Brasil; Bianca Santana, escritora, jornalista e autora de "Continuo Preta: a Vida de Sueli Carneiro" e "Quando me Descobri Negra" - este último, livro vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 -; e Gisele Brito, jornalista.

"Uma Outra Política - Cidadania Conquistada com Luta", quarto painel do evento, começa às 17h35 e falará sobre a difícil construção da cidadania de pessoas negras no Brasil e os nomes que tornaram isso possível. A curadoria e mediação é de Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional, médica e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Os convidados serão Nilma Bentes, ativista e co-fundadora do Cedempa (Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará); Thula Pires, professora de Direito Constitucional da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); e João Belmonte, professor de artes e artista visual.

"Grana Preta - Um Jeito Brasileiro de Fazer Negócio" será o quinto e último painel da atividade. Com início às 18h35, o debate abordará como as tecnologias sociais trazidas e desenvolvidas aqui por africanos estão no DNA do empreendedorismo brasileiro.O papo será mediado por Eliane Dias, advogada, produtora executiva na Boogie Naipe e empresária dos Racionais MC?s; e terá entre as convidadas, Dani Rodrigues, empresária e CEO da Foco na Missão; Marina Dee, head do Selo Extrapunk Extrafunk, Label & Artist Manager; e Raquel Brasil, empresária.

Origens: segunda temporada

O evento Origens: Nossos Passos Vêm de Longe é a continuação do projeto "Origens: Quem Não Sabe de Onde Veio Não Sabe para Onde Vai", conteúdo publicado em Tilt, canal de tecnologia do UOL, entre abril e maio de 2021. O projeto consistiu na distribuição de testes de DNA para 20 personalidades negras para falar sobre o que elas sabiam da sua ancestralidade e na discussão de como o apagamento da humanidade de pessoas negras impediu que mais de metade do país soubesse sobre seu passado, sua história e suas origens.

O trabalho rendeu um documentário, uma reportagem especial e 20 perfis especiais, além do primeiro lugar no prêmio "Respeito e Diversidade", realizado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), em setembro deste ano.

Origens em Família

Origens: Nossos Passos Vêm de Longe também terá uma programação repleta de conteúdos especiais, entre eles, o especial Origens em Família. O formato é o mesmo da primeira edição: distribuir testes de DNA a personalidades negras. No entanto, desta vez o objetivo é que famílias descubram juntas detalhes de sua ancestralidade genética e possam conversar sobre suas memórias familiares.

Origens em família terá a participação da vereadora em São Paulo, Erika Hilton e seu companheiro, Gabriel, ambas pessoas trans; os Pitanga, com a participação da deputada federal Benedita da Silva, seus dois filhos e seu esposo, o ator Antônio Pitanga; além da família Brown, com o cantor Carlinhos Brown, seus pais e dois filhos.

As cabeças negras por trás da consciência

Quem são as pessoas que colaboraram para a formação da consciência negra no Brasil? Criado há 10 anos, o Dia da Consciência Negra tem se consolidado como um momento de combate ao racismo e também de valorização da cultura afro-brasileira.

De personalidades do cenário nacional e internacional a nomes que ficaram de fora dos holofotes, fato é que muita gente colaborou para a construção não só da data, mas para a vivência da consciência negra na prática. Para resgatar a trajetória de algumas dessas pessoas, Ecoa publicou o especial As cabeças negras por trás da consciência resgatando dez dessas histórias e trajetórias por todo o país: Ana Célia Silva, Heliana Hemetério, Ivo Queiroz, Jurema Werneck, Lúcia Xavier, Luiz Alberto, Milton Barbosa, Nilma Bentes, Sandrali Bueno e Wanderson Flor.

A Grande Família

Se os anos levam detalhes importantes ou adicionam interpretações às histórias, a ciência tem dado uma ajuda para confirmar ou ajustar o que tem sido passado de informação entre as gerações. Foi assim que a população das 12 comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, entre o sul de São Paulo e o leste do Paraná, descobriu que formava, na verdade, uma "grande família".

A segunda temporada de Origens também conta como uma pesquisa inédita feita pelo Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo) cruzou dados e lembranças de histórias contadas pelos quilombolas para elaborar a árvore genealógica dos quilombolas, entender sua dinâmica populacional e identificar predisposições de doenças, como a obesidade e a hipertensão, além da anemia falciforme.