Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #50: Tamirys Ohanna, de Cubatão para o mundo

De Ecoa, em São Paulo

09/10/2021 06h00

Nascida e criada na cidade paulista de Cubatão, cidade com um enorme complexo industrial, a atriz Tamirys Ohanna parecia já ter o seu destino traçado. O pai trabalhava no polo e ela tinha seus estudos encaminhados para as escolas técnicas preparatórias para trabalhar na indústria local.

Neste episódio de Papo Preto ela conta a Yago Rodrigues como escapou da sua sina e onde buscou coragem para enfrentar a família e se lançar na carreira de atriz, um mercado até então impensado para seus pais e também para uma jovem negra.

"Meu pai sempre me ensinou muito fortemente sobre a questão do nosso território. Um dia percebi que não cabia mais em Cubatão e fui em busca do meu próprio território, no teatro", conta Tamirys a partir de 5:11 do arquivo acima. "Fazendo um curso preparatório para entrar em uma ETEC descobri um curso de teatro no andar de cima e vi que gostava muito mais daquela aula. Tinha 13 anos e foi a escolha que eu fiz."

Para bancar o seu sonho e levar adiante os seus planos a atriz disse que precisou, em um momento, romper com a família. "Há um abandono quando a família não acredita em seu sonho, e eu fui procurar outra família no teatro. Mais tarde, quando a minha família me apoiou, foi melhor. Para a gente é muito difícil a vida, nossos salários são os mais baixos, temos que pensar para frente, no futuro, formar gerações e deixar legados (a partir de 12:29 do arquivo acima).

Thamirys foi parar na Escola de Artes Dramáticas da USP e lá teve seu caminho cruzou com o da Netflix. "Surgiu a oportunidade de participar da série "3%", eu caí na indústria cinematográfica chegando no Brasil, percebi que eu gostava de todas as áreas. Depois veio "A Felicidade Delas", sobre afetividade de duas mulheres pretas", conta. "Foi muito legal porque esse filme viajou o mundo e, de repente, eu me vi de Cubatão para a Rússia" (a partir de 14:46 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.