Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #41: Futurar: o cuidado e o trabalho das mulheres negras

Do Ecoa, em São Paulo

25/07/2021 06h00

O Brasil é o país com mais empregadas domésticas do mundo. Estima-se que 6 milhões de pessoas trabalham nessa função e muitas delas são negras. Neste segundo episódio da série Futurar, Jéssica Moreira conversa com Luiza Batista, presidenta da Federação das Trabalhadoras Domésticas, e com a doula e pedagoga Edite Neves, de Pernambuco, sobre como o trabalho de cuidado das mulheres negras move toda a sociedade.

Luiza diz que a origem do trabalho doméstico no Brasil vem da época da escravidão com as mucamas, que eram mulheres negras escravizadas responsáveis pelos afazeres domésticos e também serviam de ama de leite para os filhos das sinhazinhas e de acompanhantes dos patrões, prestando inclusive favores sexuais.

"A sociedade entende que o trabalho de casa tem que ser feito por mulheres. É um trabalho não valorizado apesar da importância que ele tem na organização social", diz Luiza. "Se a mulher não trabalha fora, a sociedade entende que ela não trabalha e é monstruoso dizer que uma dona de casa não trabalha, ela trabalha muito porque a tarefa doméstica não tem fim" (a partir de 2:50 do arquivo acima).

Durante a pandemia de covid-19, inclusive, o trabalho doméstico chegou a ser considerado como "atividade essencial" em alguns estados e expôs muitas mulheres negras ao vírus. Não por acaso, a primeira pessoa a morrer de covid no Rio de Janeiro foi uma empregada doméstica negra, que contraiu o vírus da patroa, que se contagiou em uma viagem ao exterior.

Edite Neves diz que apesar de gostar muito de sonhar, não acredita muito no futuro e pensa que os desafios estão nos dias de hoje e é no presente que é preciso agir. "Eu gosto do presente, de pensar o que eu posso fazer agora. Está ruim, está péssimo, o que fazer com isso agora?", pergunta a partir de 13:58 do arquivo acima.

Ela diz que para garantir que o filho Ravi, de 8 anos, cresça em um mundo melhor ela procura se conectar com "todo o seu quilombo" para buscar ajuda. "Não dá para ficarmos vivendo dessa forma, com violência e racismo, temos que agir agora e combater isso tudo" (a partir de 14:46 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.