PUBLICIDADE
Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #25: Como é ser negra no ramo da hotelaria, com Aline Silva

De Ecoa, em São Paulo

03/04/2021 06h00

De Bauru (SP), a hoteleira Aline Silva vive na Espanha com marido e filho há três anos, na região da Galícia, e é a convidada do 25º Papo Preto.

Ela já passou por grandes redes de hotéis, como InterContinental e Hilton, e hoje oferece mentoria online para profissionais da área e para a hotelaria independente do Brasil. Também criou o projeto Slowtravel.life, voltado a experiências de viagem na Galícia com foco no público brasileiro.

No podcast, ela conta sua trajetória e diz que suas experiências foram puxando uma à outra, como numa costura, mas que cada etapa envolveu um preparo. Filha de professores, ela pôde estudar numa escola particular católica onde seu pai lecionava e estudou Hotelaria em uma das poucas faculdades pagas que na época ofereciam o curso no país.

"Sempre fui a única negra na escola, na faculdade e no meu ambiente de trabalho eu era uma das únicas negras na área estratégica, porque o negro está na hotelaria, no turismo, mas ele ainda está em posições de menor visibilidade, mais operacionais", disse (a partir de 12:35 do arquivo acima).

Uma anedota da época em que trabalhou para a rede Hilton resume como o racismo estrutural se manifesta na área. "Fui contratada para ser a nova coordenadora de eventos sociais do hotel. Quando cheguei e fui buscar meu uniforme, a senhora negra da rouparia já assumiu que eu era uma camareira, porque é onde estão todas as pessoas negras — limpando, servindo", disse (a partir de 19:20 do arquivo acima).

Com o tempo, porém, ela conta que se tornou uma inspiração para outros funcionários negros do hotel, como de um cozinheiro que contava para sua filha que havia uma mulher negra em um cargo de prestígio do Hilton, e que ela poderia chegar lá também.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.