PUBLICIDADE
Topo

Quer ser uma pessoa melhor em 2021? Esses filmes e séries podem te ajudar!

Secreto e proibido - Divulgação/Netflix
Secreto e proibido Imagem: Divulgação/Netflix

Beatriz Sanz

De Ecoa, em São Paulo

28/12/2020 04h00

Em 2020, não teve muito como ir ao cinema, né? Por conta da pandemia, até mesmo os festivais e mostras tiveram que rolar online.

Ainda assim, excelentes lançamentos nos serviços de streaming nos fizeram refletir sobre a vida. E aqui selecionamos alguns filmes e séries que trazem histórias que podem te fazer repensar a pessoa que você quer ser em 2021. Todas essas opções estão disponíveis na Netflix, então faça a pipoca e aproveite a sessão!

AmarElo: É Tudo Pra Ontem

Precisa de inspiração para levantar a cabeça e fazer a cosia certa em 2021? Lançado pelo rapper Emicida, em dezembro, o documentário parecer ser sobre os bastidores do seu show histórico no Theatro Municipal de São Paulo, mas, na verdade, Emicida usa as canções do álbum homônimo como fio condutor para a trajetória de personalidades negras brasileiras como Lélia Gonzalez, Wilson das Neves e o próprio MNU (Movimento Negro Unificado). O cantor também retrata a história da cultura negra brasileira através do samba e do hip hop. O filme tem sido exibido em presídios no Maranhão e estimulado seus internos a valorizarem os livros.

Dilema das Redes

Que tal repensar sua presença nas redes sociais no próximo ano? Já pensou no tempo que se perde perdendo tempo no scroll do Instagram ou brigando no WhatsApp? Este documentário traz entrevistas com alguns dos criadores de redes sociais. Eles explicam como a tecnologia que deveria ser pensada para unir comunidades se tornou um reduto para discurso de ódio e coleta de dados pessoais dos usuários.

Professor Polvo

Está em crise com sua relação com a natureza e com os animais? Já pensou em parar de comer carne por questões éticas? A produção sul-africana "Professor Polvo" é das coisas mais inusitadas que o Netflix já produziu e, com certeza, vai te fazer enxergar os animais "selvagens" com outros olhos ao documentar a "amizade" (teve gente que chamou de amor mesmo) entre um humano e um polvo fêmea. A inteligência e personalidade do polvo são impressionantes e foram poucas vezes retratadas com tamanha delicadeza e riqueza de detalhes. Para quem se interessa por temas mais cabeçudos como "pós-humano" é também um prato cheio.

O Caderno de Tomy

O que você escreveria para o seu filho se descobrisse que está morrendo? O "Caderno de Tomy" conta a história de uma mulher que descobre uma doença terminal e decide escrever suas memórias e pensamentos para seu filho Tomy, de apenas três anos, já que ela não poderá acompanhar seu crescimento. O roteiro é baseado na história real da argentina María "Marie" Vázquez que retratou em um caderno para o filho e no Twitter a última parte de sua vida. Vázquez morreu em 2015.

Losers

O que é ganhar? O que é perder? O esporte é quase que, por definição, uma competição. Medalhas, pódios e troféus são dados aos "campeões". E o que fica para quem não alcança o lugar mais alto? Essa série documental traz atletas e ex-atletas que te ajudarão a refletir sobre o verdadeiro significado de vitória. Eles não conseguiram um lugar no panteão dos vencedores, mas nem por isso suas trajetórias são menos inspiradoras.

Secreto e proibido

Terry Donahue e Pat Henschel se conheceram, trabalharam juntas e se amaram por décadas em segredo. Depois de anos juntas, as duas que se esconderam das próprias famílias por medo de sofrerem lesbofobia precisam aprender a lidar com o etarismo e com o fato de que elas já não possuem mais autonomia para viverem sós. O filme fala sobre amor, companheirismo e família. Tudo que esse fim de ano precisa.

Canvas

Como lidar com a morte? A arte conecta as pessoas e também pode ajudar com perdas e luto. Isso é um pouco da história contada na animação "Canvas". O curta é emocionante e necessário nos tempos de pandemia.