Topo

Pessoas em situação de rua criam padaria no RS e geram renda e acolhimento

Pessoas em situação de rua criam padaria no RS e geram renda e acolhimento - Danilo Dal Pozzo/ Divulgação
Pessoas em situação de rua criam padaria no RS e geram renda e acolhimento Imagem: Danilo Dal Pozzo/ Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

11/12/2020 13h07

Quando farinha e água se misturam, o processo de fermentação faz com que a massa cresça e ganhe sabor. Trata-se de uma alquimia perfeita em que bactérias e leveduras se alimentam do ambiente, dando origem a uma massa que, depois de assada, se transforma em pão. Dan e Aline, integrantes do projeto Amada Massa, conhecem a importância desse processo. Eles estão entre os participantes do clube de pães criado em Porto Alegre que vem garantindo apoio e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social desde 2017 na capital gaúcha.

Na primeira fase da iniciativa, os pães eram produzidos na casa da Madá, uma das facilitadoras, e os participantes realizavam a venda e partilhavam de um espaço de acolhimento. "Como o número de assinantes cresceu muito, alugamos um espaço pequeno e montamos a Amada Massa", conta Aline.

Na segunda fase, o grupo alugou um local e, após capacitação, os participantes passaram a fazer parte da produção dos pães, das entregas e de outras atividades, permanecendo com a atividade de venda direta e mantendo e potencializando o espaço de acolhimento.

"Grande parte das pessoas que trabalham na Amada Massa esteve em situação de rua. Eu sou uma das poucas que não estiveram, mas eu moro em ocupação", diz Dan. "De qualquer forma, são pessoas em situação de vulnerabilidade. Embora não estejam mais em situação de rua, ainda existe o estigma, são minorias, pretos, indígenas."

Além dos assinantes do clube, chamadas de "fermentadores" pelos organizadores, a Amada Massa conta com uma rede de pessoas e iniciativas que participam diretamente para viabilizar o projeto, trabalhando de forma voluntária na produção, logística, administração e comunicação.

Quem decide ser assinante paga um valor mensal e recebe o pão em casa uma vez por semana. Há, ainda, quem more fora de Porto Alegre e quer contribuir com o projeto de outras formas. Nesses casos, o interessado paga a assinatura que viabiliza a doação de pães para organizações como o Fundo das Mulheres POA, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Quer colaborar?

Veja mais informações no site do projeto Amada Massa