Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

3 dicas para quem quer andar de bike e não sabe por onde começar

iStock
Imagem: iStock

Milo Araújo

Colunista do UOL

20/08/2022 06h00

As bicicletas estão invadindo as ruas de São Paulo. É cada vez mais comum ver pessoas se locomovendo em suas magrelas, tanto nas periferias quanto no centro. Caiu por terra o mito que diz que ciclismo urbano é coisa de cidade europeia, ou de cidades completamente planificadas. As elevações podem parecer complicadas no início, porém, cada vez que tentamos, conseguimos subir um pouquinho mais. O importante mesmo é começar, por isso, trago 3 dicas de ouro para quem quer entrar de cabeça no movimento das bicicletas.

Pesquise bem antes de comprar sua bicicleta

Existem diversos tipos de bicicleta. Depende muito da sua pretensão com ela, se para esporte, lazer, locomoção, viagem, competição, etc. Ela pode ter ou não marchas. É importante que ela seja do tamanho adequado para o seu corpo, pois uma bicicleta desajustada, muito maior ou menor pode causar dores e lesões. Se possível, faça um bike fit. Bike fit é um processo no qual suas medidas são tiradas e a partir delas você tem os dados específicos do tamanho ideal de bicicleta para você.

Estude as rotas

Não saber como é o caminho que você vai seguir pode ser fonte de grande ansiedade e medo. Por isso é legal ter definido o destino final da sua rota, jogar esse dado lá no Google Mapas e dar uma estudada no trajeto. Se você não tem o hábito de andar de bicicleta, também pode experimentar fazer esse trajeto inicialmente aos finais de semana, para ter mais segurança e convicção. Depois comece a desbravar os dias úteis.

Procure companhia

A pedalada fica 100% mais gostosa quando compartilhada com uma parceria. Quando se pedala com alguém a troca de experiências e dicas, e a comunidade de ciclistas de SP apenas cresce. Portanto, a possibilidade de você achar alguém que quer fazer a mesma rota que você é bem grande. Bicicleta é muito mais do que um exercício ou um modal de transporte. Também é uma forma de se relacionar com as pessoas.

Essas são três dicas primárias. A partir delas existe um número sem fim de possibilidades dentro desse vasto mundo que é o ciclismo. Eu aposto que após iniciar esse movimento, você não vai querer parar nunca mais!