Topo

Trudruá Dorrico

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Museu das Culturas Indígenas é espaço de expressão artística em São Paulo

"Ocupação decoloniza - SP Terra Indígena", de Denilson Baniwa é uma das exposições de inauguração - CMI/Divulgação
'Ocupação decoloniza - SP Terra Indígena', de Denilson Baniwa é uma das exposições de inauguração Imagem: CMI/Divulgação

Julie Dorrico

20/07/2022 06h00

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) foi inaugurado em julho como espaço institucional na capital São Paulo. Se historicamente os sujeitos e povos indígenas foram retratados como objetos etnográficos e a pluridiversidade cultural foi direcionada ao artefato datado no passado em museus, agora os artistas indígenas têm espaço para protagonizar as culturas indígenas enquanto contemporâneas que são.

Com gestão compartilhada, a instituição que integra a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo tem o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena.

O Instituto Maracá reúne nomes como Ailton Krenak, Carlos Papá Mirim, Cristine Takuá, Adriana Caiabi e Augusto Canani. A gestão compartilhada sinaliza a mensagem de que o fazer coletivo é urgente na representação de povos indígenas, metodologia indígena para minar séculos de representações ossificadas e generalizantes das etnicidades.

Exposições temporárias

Com três exposições, o Museu das Culturas Indígenas propõe reflexões sobre a floresta e culturas indígenas da mesma perspectiva que engendram os sujeitos indígenas, das culturas atravessadas há cinco séculos pelas políticas e regimes econômicos extrativistas do Estado-nação Brasil.

As exposições "Ocupação decoloniza - SP Terra Indígena", de caráter coletivo Ygapó - Terra Firme, de Denilson Baniwa; e "Invasão Colonial 'Yvy opata'a' A terra vai acabar", de Xadalu, convidam à descolonização museológica das culturas e povos indígenas ao exaltar a força do feminino, a presença indígena em espaços urbanos e periféricos; ao contato com o sensorial que remete à floresta Amazônica e à terra; ao denunciar o solapamento dos territórios e corpos originários em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Além das exposições, encontram-se identidades visuais e marcas de diversos artistas indígenas registrados nos muros e no prédio do MCI, bem como venda de artesanatos no espaço comum.

No site provisório do MCI é possível ver a declaração de que este espaço "é uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil".

Serviço

Museu das Culturas Indígenas

Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo, SP,

O horário de funcionamento é a partir das 09h da manhã.

Redes sociais: Instagram, Twitter