Topo

Receitas


No Dia Mundial da Pasta, italianos preferem massas caseiras

Unsplash
Imagem: Unsplash

25/10/2019 16h54

Os apreciadores da gastronomia italiana têm muitos motivos para comemorar a data de 25 de outubro, considerada o "Dia Mundial da Pasta".

Em meio às celebrações, uma pesquisa do aplicativo Just Eat revelou que o número de italianos que preferem massas caseiras aumentou 40% em 2019, um total de 27 mil quilos de pastas. A cidade de Roma lidera o ranking, com pratos como tagliatelle ao ragu, carbonara, lasanha, ravióli e pasta fresca.

Segundo o estudo, os hábitos sociais mudaram com o passar dos anos e antes as massas eram consumidas como prato principal acompanhadas de outros pratos mais comuns, como carne, peixe, ovos, vegetais. Mas agora a tendência é a pasta como um acompanhamento. Apesar disso, o alimento continua no "DNA" do país europeu, e está presente nas mesas italianas, seja uma ou até duas vezes por dia.

Ao todo, são cerca de 350 formatos diversos de massa existentes, e em comemoração ao dia do carro-chefe italiano, separamos algumas curiosidades:

1) Espaguete: É o formato mais famoso no mundo, clássico com molho de tomate ou com variedade de temperos com base de verduras, peixe, ou com ragu de carne moída. Eternizado em "A Dama e o Vagabundo", o spaghetti é protagonista naquele modelo com almôndegas e tomate, que, entretanto, é uma invenção ítalo-americana. Na Itália, esse tipo não existe.

2) De todo tipo: Falar de pasta na Itália não quer dizer somente farinha branca ou sêmola de grano duro. Ela pode ser feita seca, de ovo, integral, verde, a pasta pode ser preparada com diversos tipos de farinha.

Até nas tradições regionais é possível encontrar numerosos exemplos, como os pizzoccheri valtellinesi de grano saraceno ou as tagliatelle feitas com farinha de castanha. As variações, aliás, continuam a aumentar, já que as sem glúten são os novos destaques, assim como a pasta com farinha de legumes.

3) Tagliatella: Rainha da região da Emília-Romanha, a tagliatella é tradicionalmente temperada com ragu bolognese, mas é um formato tão versátil que cria espaço para a fantasia, permitindo a adição de frutos do mar ou até mesmo de verduras.

A tagliatella é uma boa dica por ser um formato simples de fazer em casa, mas respeitar a receita tradicional é importante: farinha, ovos frescos a temperatura ambiente e água quente para trabalhar a massa.

4) Cada formato de pasta combina melhor com um tipo de molho.

Para "ensinar" as pessoas a prepararem suas massas em casa da melhor maneira possível, a Associação de Indústrias de Doces e das Massas Italianas (AIDEPI) conta um "guia" de molho e pasta.

5) O Dia Mundial da Pasta é celebrado dia 25 de outubro desde 1998, e iniciativas promocionais e eventos paralelos acontecem em todo o mundo

Receitas