Topo

Substituto do Honda Civic, novo City é flagrado em SP antes do lançamento

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/06/2021 16h36Atualizada em 16/06/2021 19h31

Uma unidade de testes da nova geração do Honda City foi flagrada recentemente em Santa Bárbara d'Oeste, município do interior paulista vizinho a Sumaré, onde fica a sede administrativa da montadora japonesa.

Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, o novo City manterá a produção nacional e irá substituir o sedã médio Civic, que sairá de linha em 2022 - conforme apuração do colunista de UOL Carros Fernando Calmon.

Ainda de acordo com Calmon, no ano que vem a Honda lança também o inédito City Hatch, que terá a missão de suceder o Fit - que também deixará de ser produzido no Brasil no ano que vem, ficando em linha apenas o WR-V, SUV compacto dele derivado.

O vídeo que você confere aqui foi gentilmente cedido por Lucas Gallardo, responsável pelo flagrante.

O que já sabemos sobre o novo Honda City

Honda City Sedan 2022 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Além das informações mencionadas acima, o City Sedã finalmente vai ganhar controles eletrônicos de tração e estabilidade. Além disso, o modelo cresce 10 cm no comprimento e 5,5 cm na largura, enquanto a distância entre-eixos fica 1 cm menor na comparação com o modelo atual.

Assim, a nova geração mede 4,55 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e 2,59 m de distância entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, teve a capacidade reduzida de 536 litros para 506 litros, levando-se em conta o modelo já vendido no mercado asiático.

Honda City Sedan 2022 traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em relação ao sedã, o City Hatch mantem quase todas as medidas, exceto o comprimento, 20 cm menor.

Espera-se que tanto o sedã quanto o hatch marquem a estreia no Brasil do motor 1.0 de três cilindros turboflex, com potência de 122 cv e torque de 17,6 kgfm com gasolina no tanque. Com etanol, a potência deve chegar a aproximadamente 130 cv.

Honda City 2022 interior - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Caso seja confirmada, a nova unidade motriz substituirá o atual 1.5 aspirado bicombustível, capaz de render 116 cv e 15,3 kgfm.

Outra possibilidade seria aprimorar esse propulsor para entrega de mais desempenho e/ou maior eficiência energética.

Honda City Hatch 2022 traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A próxima geração do City deverá ser fabricada na nova unidade de Itirapina (SP), inaugurada em março de 2019 e que hoje monta os modelos HR-V, Fit e WR-V. A geração atual do City é produzida na fábrica de Sumaré, juntamente com Civic e Fit.