Como o Chat GPT promete transformar os carros mais cedo do que você pensa

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (31). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Antes um assunto restrito aos fãs de ficção científica e especialistas em computação, a inteligência artificial já foi integrada (ou está perto de ser) no dia a dia. Não é diferente com os carros. Como bem vimos na CES (Consumer Electronic Show), vários fabricantes e fornecedores apresentaram suas novidades.

A maioria utiliza ferramentas que já deram o que falar quando foram integradas a outros sistemas, exemplo do ChatGPT. Como algumas dessas soluções surgiram como código aberto, as empresas também deixaram claro que a preocupação com a segurança das informações é prioritária.

Mercedes-Benz

  • Nos últimos seis meses, o fabricante alemão já falava dessa integração, uma ferramenta que permite ao condutor e passageiros terem diálogos complexos com os sistemas do carro que, por sua vez, podem dar sugestões ou esclarecer as perguntas feitas por ele.
  • Se você falar para o carro que está com fome, o veículo apontará um lugar bom para comer. As respostas mais complexas são formadas com base no contexto em que o carro está rodando ou conforme os hábitos do motorista. E o melhor: as informações são verificadas.
  • É importante lembrar que a ferramenta não exclui o próprio sistema de inteligência artificial da marca, o MBUX, famoso por ser acionado pela chamada "Hey Mercedes". Embora ainda esteja na fase Beta, o lançamento será ainda em 2024.

Volkswagen

  • Também promete colocar a sua ferramenta de ChatGPT no mercado ainda em 2024. Sem substituir o sistema próprio da marca, o aplicativo permitirá elaborar questões mais complexas.
  • Respostas sob medida serão possíveis por meio de diálogo, dados ou à medida que um histórico de diálogos seja criado.

BMW

  • Está fazendo um upgrade da integração com a Alexa LLM (Large Language Model, ou grande modelo de linguagem). A parceria com a Amazon já vem de uns anos para cá e, agora, o aperfeiçoamento da integração com o BMW Intelligent Personal Assistant funciona com a IA generativa de última geração.
  • Solução permite compreender melhor a linguagem e atuar com diálogos mais complexos, quase que uma conversação. As respostas podem ser sobre funções do carro ou informações, mas as possibilidades são muito maiores. A marca afirma que a próxima geração do BMW Intelligent Personal Assistant será aperfeiçoada nos veículos com o Operating System 9.
Continua após a publicidade

Fornecedoras

  • Continental apresentou o eTravel.Companion, um companheiro de viagem que vai além do aprendizado e dá palpites para tornar o seu dia a dia mais agradável.
  • Um dos pontos que mais chamou atenção é a possibilidade do próprio aplicativo propor rotas mais bonitas ou mais prazerosas de dirigir, opções que podem ser programadas de acordo com o espírito da marca, não apenas do condutor.
  • Por sua vez, a Sensory quer integrar não apenas a voz, como também o reconhecimento de face. A interface incorpora a ferramenta Natural Language Understanding (NLU) para entender 35 linguagens, sendo capaz até de diferenciar os ocupantes que estão falando. Além disso, as câmeras são capazes de monitorar as ações do motorista.
  • Plataforma identifica também sons externos críticos, tais como sirenes de veículos de emergência. Quando o carro está estacionado, também reconhece latidos, choros ou um vidro sendo quebrado, avisando ao motorista.
  • A Intel é outra que deseja ganhar uma boa parte dessa fatia de fornecimento de soluções de IA para fabricantes automotivos. Ainda não foram anunciados mais detalhes.

***********

UOL Carros recomenda

Golpe do laudo: bandidos usam nova tática para adulterar quilometragem. Leia mais

Saldão dos carros: veja o que está em promoção e se é a hora de comprar. Leia mais

Continua após a publicidade

Bombou nas redes

Alerta da torneira? O que significa a luz misteriosa que acende nos carros. Leia mais

Faróis que valem fortuna: ladrões usam até serra para furtar carros de luxo. Leia mais

Deixe seu comentário

Só para assinantes