Prêmio UOL Carros 2023: confira os indicados na categoria 'Sedã'

Há quem diga que os sedãs estão muito próximos da extinção - e a culpa é dos SUVs. Mesmo assim, a categoria teve novidades interessantes em 2023, sobretudo vindo das três maiores marcas japonesas presentes no Brasil.

Honda, Toyota e Nissan estão na briga pelo troféu da categoria "Sedã" do Prêmio UOL Carros 2023. Ao lado deles está a Volkswagen, que entra no páreo com uma novidade vinda de um segmento abaixo dos sedãs médios.

Honda Civic

11ª geração do Civic tem consumo de popular
11ª geração do Civic tem consumo de popular Imagem: Fotos: Honda | Divulgação

O que tem de melhor? Consumo de combustível excepcional.

Por que merece ser indicado? Geração mais recente elevou o sedã a um novo patamar.

A 11ª geração do Honda Civic desembarcou no Brasil em 2023. Agora importado da Tailândia, ele está disponível apenas na versão híbrida. Se por um lado ele é bem mais caro do que seu antecessor, por outro ele entrega excelentes médias de consumo, chegando a fazer mais de 20 km/l.

Quem estiver disposto a pagar mais de R$ 250 mil leva para casa o Civic mais sofisticado de todos os tempos. Além de maior e mais confortável do que a décima geração, o sedã traz uma generosa lista de equipamentos, incluindo várias assistências à condução.

Nissan Sentra

Novo Sentra é bem equipado desde a versão de entrada
Novo Sentra é bem equipado desde a versão de entrada Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? Design finalmente se sobressai diante da concorrência.

Por que merece ser indicado? O Sentra tem tudo que um sedã médio precisa ter a um preço justo.

O novo Sentra foi uma das gratas surpresas em 2023. Importado do México, o modelo ganhou um desenho bastante esportivo que remete aos modelos mais sofisticados da Nissan. Sorte dos fãs de sedãs, que sofreram com o fim da décima geração do Civic, que foi substituída por um modelo mais conservador e bem mais caro.

Falando em preço, o Nissan Sentra está à venda em duas versões de acabamento, ambas a preços bastante justos para a realidade atual do mercado. Mesmo na versão de entrada Advance, ele é bem equipado, com itens como 6 airbags, ar-condicionado digital, faróis full LED, rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis de neblina.

Na configuração Exclusive, ele ganha teto solar e várias assistências à condução, como piloto automático adaptativo e alerta de colisão frontal.

Toyota Corolla

Corolla teve poucas modificações na linha 2024
Corolla teve poucas modificações na linha 2024 Imagem: Jorge Moraes/UOL
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? Continua sendo um sucesso de público e crítica.

Por que merece ser indicado? As atualizações sutis vão deixar o Corolla como referência por mais alguns anos.

Apesar de já ter quatro anos nas costas, a atual geração do Corolla vai muito bem, obrigado. É por isso que a Toyota mexeu pouco no líder absoluto da categoria. E nem precisa, uma vez que o sedã já possui uma legião fiel de fãs - sem contar que muitos motoristas gostariam de ter um em sua garagem.

As mudanças, porém, serão suficientes para mantê-lo em alta até a chegada da nova geração, algo que não acontecer tão cedo por aqui. Enquanto isso, o Corolla segue como referência entre os sedãs médios por vários motivos. Além de dar pouca manutenção e ser fácil de revender, ele é o único modelo nacional da categoria com a tecnologia híbrida flex.

Volkswagen Virtus

Além do novo design, Virtus ganhou equipamentos
Além do novo design, Virtus ganhou equipamentos Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? Espaço generoso para passageiros e bagagem.

Por que merece ser indicado? Atualizações da linha 2023 incluíram novo design e mais itens de série.

Lançado em 2018, o Virtus conquistou consumidores por qualidades como o espaço interno. A boa distância entre-eixos de 2,65 m resulta em bastante conforto para quem viaja no banco de trás. O porta-malas tem capacidade volumétrica de generosos 521 litros, sendo um dos maiores entre os sedãs compactos.

Neste ano, o Virtus passou pela famosa atualização de "meia-vida". Ganhou linhas mais atuais com faróis de Nivus, nova grade e para-choque dianteiro redesenhado, além de lanternas com novas lentes.

A lista de equipamentos de série agora tem 6 airbags e painel digital desde a versão mais básica, sendo que as configurações com câmbio automático saem de fábrica com piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

Prêmio UOL Carros 2023

Neste ano o UOL Carros premiará os melhores do ano em 15 categorias. Um júri técnico composto por relevantes jornalistas do setor automotivo decidirá, entre quatro finalistas, os vencedores através de critérios como design, custo-benefício, tecnologia, conectividade, desempenho e consumo.

Continua após a publicidade

As 14 categorias definidas pelo júri técnico são: "Compacto", "Compacto elétrico", "Sedã", "Sedã elétrico", "SUV compacto", "SUV médio", "SUV premium", "SUV elétrico", "Picape compacta", "Picape média", "Picape grande", "Esportivo", "Destaque do Ano" e "Montadora do Ano".

Outra categoria confirmada é a de "Pós-venda", em que o vencedor será definido a partir de voto popular na página de UOL Carros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes