Carro mais visto do Brasil: como é o Gol que ex-BBBs tocaram sem permissão

Com mais de 15 milhões de visualizações no YouTube, o Volkswagen Gol GLR é considerado por seu dono, o influenciador digital Tiago Kfouri, o carro "mais assistido do Brasil" na rede social.

Nesta semana, o hatch rendeu bastante polêmica: Um vídeo gravado no último domingo (23) no Festival Interlagos, evento automotivo realizado no autódromo de mesmo nome, na Zona Sul de São Paulo, mostra dois ex-participantes do programa "Big Brother Brasil 2023" (TV Globo) e quatro ex-integrantes do "Casamento às Cegas" (Netflix) dançando ao redor do veículo ao som do funk "Gol Bolinha, Gol Quadrado 2", do DJ 900. Alguns chegam a tocar e até subir no carro, o que deixou o dono revoltado.

Administrador do canal Macchina no YouTube, com mais de 500 mil inscritos, Kfouri postou ontem um vídeo no Instagram reclamando do "desgosto" causado e fez questão de dizer o quanto o Gol é especial em sua trajetória pessoal e profissional.

"Essas pessoas não têm ideia da história desse carro, do que ele significa para mim. (...) Cinco me mandaram mensagem, pedindo desculpas, [dizendo] que estão arrependidos. Para todos eles, eu falei que foi uma atitude extremamente infantil. Subiram no carro, colocaram a mão, mexeram. Um princípio básico de educação que muitos pais dão para seus filhos é: 'se não é seu, você não toca", protestou Kfouri.

UOL Carros falou sobre o GLR em reportagem publicada orginalmente em julho de 2019, quando o carro passava uma temporada nos Estados Unidos com seu proprietário - há cerca de três anos, o Gol voltou ao Brasil com seu proprietário.

Como o Gol foi parar nos EUA

Tiago Kfouri posa com seu VW Gol GLR que influenciador levou para os EUA e trouxe de volta ao Brasil
Tiago Kfouri posa com seu VW Gol GLR que influenciador levou para os EUA e trouxe de volta ao Brasil Imagem: Marcos Camargo/Arquivo pessoal

Tiago Kfouri tinha uma carreira de sucesso na indústria automotiva quando se mudou para os Estados Unidos no fim de 2015. Apesar de realizar o sonho de morar fora do Brasil, ele se viu em meio a um grande dilema: o que fazer com seu maior xodó, um Volkswagen Gol 1991?

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"Decidi vender meus carros antigos antes de deixar o país, mas fiquei com ele porque meu sonho de moleque era ter um Gol turbo. Assisti muitas corridas e provas de arrancada em Interlagos e tinha uma vontade muito grande de ter um carro modificado, e o Gol era um carro que eu podia sonhar em ter um dia, algo bem diferente de uma Ferrari F40", brinca Kfouri, que mantém um canal no YouTube chamado "Carros de Colecionadores".

O Gol GL foi comprado em 2010 de sua primeira dona com apenas 26 mil quilômetros rodados. "Ele era do jeito que eu queria, com um motor 1.8 a gasolina que era perfeito para montar um turbo e o mais simples possível, mas com algumas coisas interessantes, como o painel satélite. Sempre fui louco por carros modificados e um Gol turbinado era a maior expressão de um carro assim".

Kfouri posa ao lado do GLR, que ainda estava no primeiro estágio do projeto
Kfouri posa ao lado do GLR, que ainda estava no primeiro estágio do projeto Imagem: Tiago Kfouri/Acervo pessoal

O projeto foi concluído no mesmo ano, extraindo 256 cv e 38,2 kgfm do motor AP-800 com 1.1 bar de pressão na turbina. O Gol recebeu outros itens como freios maiores com dutos de refrigeração, rodas de 15 polegadas e um par de bancos concha fixos do Maserati Trofeo com cintos de quatro pontos (o banco traseiro foi retirado). Até o nome foi modificado: GLR, uma combinação do "GL" da versão original de fábrica com o "R" de Racing.

Essa receita permaneceu por sete anos, período no qual o GLR virou celebridade no mundo dos carros personalizados no Brasil. Até Rubens Barrichello pilotou o Gol em uma gravação do programa "Acelerados" e se surpreendeu com o nível de qualidade do projeto realizado por empresas renomadas como a Keller Preparações. Até que chegou a hora de realizar outro sonho: levar o Gol para os Estados Unidos.

Depois de dar baixa no documento do carro no Detran e contratar uma empresa especializada em exportação de bens para a América do Norte, Tiago resolveu fazer um upgrade no seu xodó. Além de algumas modificações sutis no visual, o carro teve o acabamento interno totalmente refeito e ganhou até peças feitas sob medida, como um criativo porta-copos instalado do lado esquerdo do motorista.

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Agora com 1,9 litro, o motor foi adaptado para rodar com a gasolina norte-americana de 93 octanas — o projeto original rodava com etanol — e ganhou uma injeção eletrônica Fueltech FT600. Atualmente, o GLR está com 341 cv e torque máximo de 49,2 kgfm. Desde sua chegada aos Estados Unidos, o Gol virou figurinha carimbada em evento e desperta muita curiosidade por onde passa.

GLR foi exposto no SEMA Show, maior evento de personalização do mundo
GLR foi exposto no SEMA Show, maior evento de personalização do mundo Imagem: Tiago Kfouri/Acervo pessoal

"Nos EUA, carros como Camaro e Mustang são muito comuns nas ruas, e o Gol é um modelo diferente de tudo. Eles adoram e se interessam sobre a história do carro. Me sinto feliz por mostrar que o Brasil tem muita mão de obra de qualidade e faz um trabalho bacana a ponto de o carro ser convidado para participar do SEMA Show (maior evento de personalização do mundo)", diz.

Nos Estados Unidos, Kfouri usava o Gol sempre que podia em compromissos diários.

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