Topo

Novo SUV da Toyota: como será o híbrido inédito e quais os seus rivais

Assim é o SUV do Yaris na Europa - Divulgação
Assim é o SUV do Yaris na Europa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/04/2023 04h00

Na manhã de ontem (19), a Toyota anunciou investimento de R$ 1,7 bilhão para a produção de um novo modelo compacto híbrido flex, o que vai ocorrer no fim de 2024. O UOL Carros apurou detalhes sobre como será o veículo que será lançado pela marca japonesa.

Yaris Cross? Como será o novo compacto da Toyota

Projeto dará origem a um SUV baseado na plataforma do Yaris. Assim, será construído a partir de uma versão simplificada da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), que é a Daihatsu New Global Architecture (DNGA).

Novo utilitário esportivo não terá o mesmo refinamento do Yaris europeu, mas sim, seguirá os passos do modelo brasileiro. Consequentemente, não será como o Yaris Cross de alguns mercados do exterior - ainda que possa, eventualmente, herdar o mesmo nome e/ou inspiração do visual.

Deverá vir equipado com motor 1.5 Flex e mais um elétrico, que será recarregado enquanto o carro estiver em funcionamento. Será uma relação mútua entre as duas unidades. Enquanto o 1.5 ajuda o elétrico com geração de energia, este atuará em situações onde o motor a combustão não será tão eficiente - principalmente em arrancadas.

Terá medidas próximas ao Yaris Cross vendido na Europa, com 2,56 metros de entre-eixos, 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura. Entretanto, há a possibilidade de que fique um pouco maior que isso, da mesma forma que ocorreu com o Yaris convencional em seu lançamento no Brasil (quando comparado com o europeu).

Lista de equipamentos: claro que, até a sua chegada, o que a Toyota oferece atualmente nos modelos de entrada deverá ganhar algumas mudanças, inclusive para o Yaris comum, que será usado de base para a novidade. Logo, o SUV híbrido terá mais do que os itens que oferece atualmente, que são:

  • Central multimídia conta com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com duas novas entradas USB na parte traseira;
  • Controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC);
  • Sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina);
  • Sistema de pré-colisão, que ajuda nas frenagens, emitindo um alerta sonoro e visual, além de fornecer uma carga extra no pedal do freio;
  • Alerta de evasão de faixa, que avisa por meio de um bip sonoro quando o veículo sai da faixa de rolagem sem dar seta para um dos lados.

Quais serão os rivais?

Assim é o Toyota Yaris Cross europeu - Divulgação - Divulgação
Assim é o Toyota Yaris Cross europeu
Imagem: Divulgação

Considerando o fato de que motorizações híbridas costumam ser sempre mais caras do que suas equivalentes apenas a combustão, o novo SUV do Yaris deverá competir com as versões intermediárias e de topo da maior parte dos compactos do segmento.

Atualmente, os principais deles são:

  • Fiat Pulse (que parte de R$ 98.990);
  • Peugeot 2008 (que parte de R$ 102.990);
  • Citroën C4 Cactus (que parte de R$ 108.990);
  • Renault Duster (que parte de R$ 110.990);
  • Nissan Kicks (que parte de R$ 110.990);
  • VW T-Cross (que parte de R$ 116.550);
  • VW Nivus (que parte de R$ 127.390);
  • Chevrolet Tracker (que parte de R$ 127.690);
  • Hyundai Novo Creta (que parte de R$ 128.290);
  • Fiat Fastback (que parte de R$ 133.990);
  • Jeep Renegade (que parte de R$ 134.990);
  • Renault Captur (que parte de R$ 142.990);
  • Honda HR-V (que parte de R$ 148.900);
  • Chery Tiggo 5x PRO (que parte de R$ 152.490);
  • Chery Tiggo 5x PRO Hybrid (que parte de R$ 164.990).

Vale ressaltar que, hoje, o Corolla Cross mais básico (que não vem com motorização híbrida) custa a partir de R$ 159.890 na versão de entrada XR. Por sua vez, a sua versão eletrificada mais em conta é a XRV Hybrid, que parte dos R$ 201.690.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.