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Ford raro fica 20 anos em garagem, continua zero km e vale fortuna

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/04/2023 04h00

Um raro Ford Escort Fórmula, lançado em 1991, permaneceu duas décadas parado em uma garagem de Porto Alegre (RS) e continua praticamente zero-quilômetro.

Atualmente, carro pertence a um colecionador do Paraná e foi adquirido do primeiro dono há 11 anos pelo negociante de carros antigos Reginaldo Gonçalves, o Reginaldo de Campinas.

Reginaldo conta que hoje o veículo tem 221 km no hodômetro e havia rodado apenas 116 km quando ele "resgatou" o Escort em 2012 na capital gaúcha.

As fotos do álbum acima são do dia do "resgate" em Porto Alegre.

Por que o Ford rodou tão pouco?

Escort XR3 Fórmula tinha só 116 km no hodômetro há 11 anos e desde então rodou só mais 5 km, diz negociante - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Escort XR3 Fórmula tinha só 116 km no hodômetro há 11 anos e desde então rodou só mais 5 km, diz negociante
Imagem: Arquivo pessoal

Reginaldo Gonçalves relata que o Ford Escort foi comprado zero-quilômetro pelo seu primeiro dono em 1991, logo após o lançamento

O então proprietário, contudo, quase não conseguiu dirigir seu xodó: poucos dias após a aquisição, sofreu um grave problema de saúde

Devido à enfermidade, o dono não conseguiu mais guiar veículos

A limitação física, contudo, não o impediu de curtir seu XR3 - mesmo deixando o hatch parado na garagem da respectiva residência

Já doente, o dono começou a buscar combustível em um galão no posto de gasolina perto de casa para fazer o motor funcionar todas as semanas. Ele fez isso durante 20 anos, até morrer em 2011" Reginaldo de Campinas, negociante de carros antigos

Segundo Reginaldo, especializado em garimpar automóveis nacionais originais e pouco rodados, o proprietário do Escort não era casado nem tinha filhos. Após sua morte, a irmã dele decidiu vender o veículo e, por indicação de um clube dedicado ao veículo da Ford, obteve o contado de Gonçalves e ligou para o comerciante, oferecendo o carro.

"Após a negociação, transferi o dinheiro combinado para a conta dela. O inventário ficou pronto em cerca de 20 dias e já pude fazer a transferência do documento".

Reginaldo de Campinas diz que buscou o veículo em Porto Alegre e o levou para São Paulo em um caminhão-plataforma para não aumentar a quilometragem e manter a integridade da raridade.

De acordo com o negociante, o Escort está totalmente original, incluindo os pneus, que ainda exibem os "pelinhos", e a pintura na cor Vermelho Munique.

"O bocal do tanque de combustível está gasto, de tanto o antigo dono colocar um funil para abastecer o Ford. Fora isso, o Escort está praticamente sem detalhes", diz.

Por que o Escort XR3 Fórmula é tão raro

Interior do Fórmula mantém bancos Recaro com ajuste de altura e regulagem dos apoios laterais do encosto - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Interior do Fórmula mantém bancos Recaro com ajuste de altura e regulagem dos apoios laterais do encosto
Imagem: Arquivo pessoal

Gonçalves prefere não comentar o quanto pagou pelo carro, há mais de dez anos, nem por quanto o revendeu posteriormente

Ainda assim, é seguro dizer que o XR3 Fórmula vale bastante e é, de fato, um carro bastante raro

A edição limitada do hatch esportivo lançado em 1991 teve apenas 750 exemplares fabricados

Do total, 375 saíram da fábrica com a pintura vermelha da unidade desta reportagem. As demais foram produzidas com a Azul Metálico Denver

Poucos exemplares sobreviveram ao passar do tempo e hoje, é difícil encontrar um Fórmula original e em bom estado

O que o Fórmula traz

Foto da época do lançamento do XR3 Fórmula, com produção limitada a 750 unidades e duas cores - Divulgação - Divulgação
Foto da época do lançamento do XR3 Fórmula, com produção limitada a 750 unidades e duas cores
Imagem: Divulgação

Além dos adesivos exclusivos nas laterais e da baixa produção, o Fórmula tinha um grande diferencial: foi o primeiro automóvel fabricado no Brasil a trazer suspensão adaptativa

Esse Escort é equipado com amortecedores ajustáveis eletronicamente, que ficam mais firmes ou macios de acordo com a velocidade e o estilo de condução. Obviamente, a maciez é voltada ao conforto e a rigidez, à esportividade.

O carro também traz de série teto solar, bancos esportivos Recaro, toca-fitas e ar-condicionado.

Motor 1.8 a gasolina rende 97 cv e 16 kgfm a 3.000 rpm, com tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas.Também havia a opção a etanol, 13 cv mais potente.

Quanto custa o Escort XR3 Fórmula

Com baixa produção e suspensão ajustável, o XR3 Fórmula era bem mais caro do que concorrentes como Chevrolet Kadett GS, VW Gol GTI e Fiat Uno 1.6 R

Quando chegou, custava 10,3 milhões de cruzeiros - o equivalente a cerca de R$ 300 mil em valores corrigidos

Segundo o leiloeiro Joel Picelli, da Picelli Leilões, o Fórmula vermelho de Porto Alegre hoje vale bastante, mas dificilmente chegaria a esse preço

Na minha opinião, um XR3 Fórmula nessas condições é um carro para vizinhança de R$ 120 mil, pouco mais, pouco menos. Com certeza passa dos R$ 100 mil com facilidade, pois é praticamente zero-quilômetro" Leiloeiro Joel Picelli, da Picelli Leilões

O especialista acrescenta que a estimativa pode subir bastante se o colecionador "certo" estiver em busca de um exemplar original, bem cuidado e pouquíssimo rodado.

"Não é um XR3 convencional. A produção limitada, somada ao fato de ser um veículo zerado, pode fazer o preço ir longe".

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