Topo

Acidente no Osasco Plaza: quem deve pagar por carros em casos de acidentes

Fernando Pedroso

Colaboração para o UOL

09/03/2023 16h16

O desabamento de uma laje no Shopping Osasco Plaza na última quarta-feira (8) "engoliu" ao menos cinco carros - e outros podem estar ainda presos entre os andares. Em casos como esse, quem fica o prejuízo dos veículos destruídos?

"Cabe ao shopping fazer a remoção e contratar uma empresa que faça a retirada dos carros", explicou Luiz Castelo, corretor especialista em veículos.

Caso o estabelecimento não cumpra sua responsabilidade, os donos dos carros podem acionar a própria seguradora para não ficar no prejuízo. "Depois a seguradora entra na Justiça com um processo para receber do shopping", explica.

"Todo estacionamento que trabalha corretamente tem uma cobertura chamada Responsabilidade Civil Garagista, que dá cobertura para furto, roubo, colisão e outros danos conforme os critérios de cada seguradora", diz Castelo. "Imagino que o shopping tenha essa cobertura, que não é barata".

Na tarde desta quarta, parte do teto do shopping, que fica na região metropolitana de São Paulo, desabou.

Segundo o capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento do teto (onde ficava o estacionamento) atingiu um corredor lateral. Com a queda, vieram abaixo cinco veículos e estilhaços atingiram a praça de alimentação; também houve rompimento da tubulação de água.

O Osasco Plaza já havia sofrido com outro incidente anos atrás. Em 11 de junho de 1996, pouco mais de um ano após a inauguração, uma explosão atingiu a praça de alimentação, matando 46 pessoas e ferindo mais de 300.