Topo

Posso ser multado por estacionar em 2 vagas como dono de Lamborghini? Veja

Lamborghini viralizou ao ser fotografato ocupando duas vagas de estacionamento no Rio de Janeiro - Reprodução / Twitter Ana Clara
Lamborghini viralizou ao ser fotografato ocupando duas vagas de estacionamento no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução / Twitter Ana Clara

Do UOL, em São Paulo

29/12/2022 04h00

"Tua Lamborghini dá direito a duas vagas?" Essa foi a pergunta que rendeu vários debates depois de uma mensagem, escrita em uma folha de caderno, colocada sobre o para-brisa de um Lamborghini Huracán, viralizar nas redes

A resposta, evidentemente, é não. Mas parar em duas vagas dá direito a multa? Talvez.

  • Só há autuação de trânsito em locais públicos
  • Dentro de shoppings, só pode levar multa quem estacionar em vagas para idosos e PCDs (pessoas com deficiência)
  • Cabe ao estabelecimento privado criar suas regras e gerir o cumprimento delas.

Quem tem responsabilidade de fiscalizar?

O condomínio é responsável por adotar medidas necessárias em situações como essa. Inclusive, a própria sinalização, dentro do prédio, é responsabilidade do condomínio.

Contudo, se alguém estacionar indevidamente em uma vaga especial, a administração do estabelecimento pode acionar um órgão de trânsito para que o veículo seja multado. Mas o próprio shopping ou condomínio não tem o poder de multar o condutor.

Veículo pode ser guinchado em estacionamento?

Embora haja previsão legal de medida administrativa de remoção, na prática, em razão da dificuldade de ingressar com guincho nesses locais, o veículo geralmente não é removido, apenas autuado pela infração.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.