Topo

Copia e cola: veja 5 carros que parecem clones de veículos rivais

Siga o UOL Carros no

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

20/08/2022 04h00

O design automotivo tem várias vertentes e, ainda assim, alguns modelos acabam saindo muito parecidos uns com os outros. Às vezes pode ser uma inspiração leve ou que se encaixa dentro da lógica de um segmento. caso do novo Fiat Fastback.

O último a levantar discussões acaloradas nas redes é o novo Fiat Fastback, no qual leitores notaram uma certa semelhança com a porção traseira do BMW X6. É algo natural, uma vez que a inspiração está mais na primazia que o modelo alemão tem entre SUVs cupês. Não são poucos os modelos do subsegmento que se assemelham ao carro que criou essa categoria. De acordo com os comentários que viralizaram, os principais pontos de conexão estão nas lanternas e na traseira arrebitada.

Mas há outros exemplos em que a inspiração foi além do limite, carros que são verdadeiros casos de copiar e colar. O UOL Carros reuniu cinco casos polêmicos que marcaram a indústria automotiva. Alguns deles já foram descontinuados, mas ficaram na memória.

1) Great Wall Ora Ballet Cat - Volkswagen Fusca

ORA Ballet Cat - Divulgação - Divulgação
Great Wall Ora Ballet Cat
Imagem: Divulgação

Copiar um carro cujo projeto foi criado nos anos 30 parece uma opção fora de questão. Mas o elétrico Ora Ballet Cat é a prova de que até antigas obras podem sair de uma copiadora. O Fusquinha chinês tem quatro portas e uma reprovável e caricata inspiração no universo feminino, do nome Ballet aos gatos.

Poderia ter parado apenas na cópia. O mais curioso é que o projeto foi criado pela Great Wall Motors, fabricante que está investindo no Brasil. Mas por enquanto o Fusca chinês está fora de questão por aqui.

2) Landwind X7 - Range Rover Evoque

Landwind X7 - Divulgação - Divulgação
Landwind X7
Imagem: Divulgação

Tem horas que as cópias são tão confiáveis como um iPhone ou PlayStation de origem duvidosa. O Landwind X7 foi uma imitação fiel do Range Rover Evoque e prometia a mesma qualidade de engenharia e de motorização.

Claro que o resultado não foi bem assim, uma vez que o SUV oriental não tem nada do ocidental, apenas o estilo é muito parecido, algo que gerou um processo e tanto do grupo Jaguar Land Rover. Não precisa nem falar quem ganhou a disputa. Achou a marca abusada? Pois fique sabendo que eles também fizeram uma xerox do Mercedes-Benz GLA.

3) Geely GE - Rolls-Royce Phantom

Geely GE -  Bert van Dijk/Reprodução -  Bert van Dijk/Reprodução
Geely GE
Imagem: Bert van Dijk/Reprodução

Os automóveis britânicos costumam ser cercados de uma aura de luxo, e não há quem faça isso melhor do que a Rolls-Royce e Bentley. Não foi por acaso que a primeira serviu de inspiração para o Geely GE, criatura inspirada mais do que fortemente no Phantom. Até a grade inspirada no panteão romano está lá.

Há uma divisória entre o motorista e os passageiros traseiros, figuras que têm tudo que podem desejar na vida, com exceção do bom gosto.

4) Lifan 320 - MINI Cooper

Lifan 320 - Divulgação - Divulgação
Lifan 320
Imagem: Divulgação

O Lifan 320 foi uma das cópias mais famosas e, além disso, foi vendido no Brasil. A semelhança com o MINI Cooper é inegável e também tem uma ironia: a chinesa teve a primazia de lançar uma cópia do modelo com opção de quatro portas, algo que a britânica fez apenas depois. Será que foi um caso de inspiração reversa?

Brincadeiras à parte, o fato é que o Lifan ficou marcado por problemas técnicos graves. Quem nos dera que ele tivesse copiado também a mecânica.

5) JMCGL T7 - Volkswagen Amarok

JMCGL T7 - Wiki Commons/Reprodução - Wiki Commons/Reprodução
JMCGL T7
Imagem: Wiki Commons/Reprodução

O Lifan pode ter sido o único da lista a ser vendido no Brasil, mas há outros carros do nosso mercado que foram alvo da pirataria mais descarada possível. Como a Jiangling T7 - também vendida como Tiger 7 -, picape que pode ser um caso de admiração pela Volkswagen Amarok. Faltou apenas o logotipo da VW na grade. Na verdade, é a porção dianteira que se assemelha mais.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.