Topo

VW Kombi secreta: designer revela versão modernizada que nunca foi lançada

Proposta para modernização da Volkswagen Kombi nos anos 1990 - Luiz Alberto Veiga
Proposta para modernização da Volkswagen Kombi nos anos 1990 Imagem: Luiz Alberto Veiga

Colaboração para o UOL

22/07/2022 13h54

A Volkswagen Kombi, produzida entre 1957 e 2013 no Brasil, poderia ter tido uma grande reestilização durante a década de 1990. A revelação foi feita por Luiz Alberto Veiga, chefe de design da Volkswagen do Brasil entre 1976 e 2016, em sua página do Facebook na última quarta-feira.

Atualmente aposentado, ele publicou imagens feitas de possíveis renovações de estilo para a clássica perua. Uma proposta possuía faróis redondos, com um layout um pouco diferente do comum, e um desenho diferente também para a seta acima. A segunda proposta era mais radical: colocava a Kombi com uma frente que lembra a do Volkswagen Gol da época, com a luz da seta para o lado dos faróis.

Em uma outra imagem, ele colocou a proposta para o interior do carro, com uma cabine mais moderna e com traços mais arredondados. Porém, nenhuma das mudanças foi para frente.

"Juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um up grade na velha senhora, mas no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim de produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos", disse Veiga na postagem.

De acordo com o site Auto Segredos, entre os projetos de Luiz Alberto Veiga na Volkswagen estão Gol (gerações 2, 3, 4, 5 e 6), Fox e Polo Sedan.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.