PUBLICIDADE
Topo

Não esqueça! 4 coisas que você precisa fazer no seu carro quando está frio

Rebecca Vettore

Colaboração para UOL

22/05/2022 04h00

Engana-se quem pensa que só o nosso corpo precisa de cuidados especiais no frio. O nosso carro também requer atenção quando as temperaturas caem. Em geral, a gente se preocupa muito com motor, roda e freio. Mas existem outras partes que merecem destaque.

Veja quatro coisas que você deve fazer para não passar perengue.

Ligue o ar-condicionado

Esquecer de ligar o ar-condicionado no frio é bastante comum, mas é importante colocá-lo para funcionar por alguns minutos periodicamente, até nas estações frias. Isso evita o ressecamento das mangueiras do sistema.

Além de ajudar a desembaçar os vidros, ele faz com que os fluidos circulem pelo sistema, atuando para que impurezas não fiquem acumuladas no filtro.

Cuide do radiador

Não ignore o radiador, principalmente se você mora nas regiões Sul e Sudeste do país. É importante dar uma atenção especial para o fluido do radiador, que ajudar a mater a temperatura ideal, no frio e no calor.

Em locais muito frios, onde a geada faz parte da rotina, é aconselhado usar um produto anticongelante, que garante que o fluído não se solidifique dentro do sistema.

Estacione bem o carro

No frio, se puder, mantenha o carro em um local fechado. Assim como o sol direto no carro pode prejudicar a pintura, a geada e o frio extremo também podem estragá-la.

Quando a poluição do ar e impurezas grudam na carroceria e se misturam com a geada e o orvalho, a tinta pode ficar comprometida. O ideal é passar uma água para retirar essa camada e, quando lavar o carro, aplicar cera de proteção.

Esquente o carro andando

O carro, independentemente se for a gasolina ou a álcool, com injeção eletrônica ou carburador, não deve ficar esquentando parado.

A dica é: quando der partida, saia imediatamente, mas não precisa pisar fundo no acelerador. O motor esquenta com mais facilidade quando o carro está em movimento.