PUBLICIDADE
Topo

Jerrari? 1ª SUV da marca italiana tinha 'alma' de Jeep e enfureceu puristas

Jerrari - Divulgação
Jerrari Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/06/2021 10h13

Você sabia que a futura Ferrari Purosangue não será o primeiro modelo de SUV inspirado nas linhas da mítica fabricante de Maranello? Sim, o veículo teve um precursor deste tipo há muito tempo, que acabou enfurecendo vários puristas.

Feita em 1969, a "Jerrari" foi idealizada por um colecionador e dono do cassino chamado Bill Harrah. O carro acabou nascendo literalmente por acidente, após seu mecânico bater sua Ferrari 365 GT 2 + 2 1969 em uma tempestade de neve na cidade norte-americana de Reno, em Nevada.

Harrah pensou que uma Ferrari com tração nas quatro rodas seria melhor naquelas condições, e foi pedir a Enzo Ferrari - famoso fundador da Ferrari - para fazer uma. Ele negou o pedido, e assim o empresário resolver tocar o trabalho sozinho.

No projeto, a dianteira da Ferrari acidentada foi combinada com o resto de um Jeep Wagoneer 1969. O motor V12 de 320 cv da Ferrari foi casado com a transmissão de três marchas do Jeep. Anos depois o motor do Jeep - um Chevrolet V8 de 5.7 litros - foi colocado no modelo. O V12 acabou indo para outro Wagoneer 1977, que não teve o exterior modificado e ficou conhecido como Jerrari 2.

Com a morte de Harrah em 1978, a Jerrari 1 acabou indo para a Alemanha em 2008. O modelo, na cor verde apesar de originalmente ser branco, está à venda agora. Apesar dos mais de 50 anos, ele tem apenas pouco mais de 11 mil km rodados.

Apesar de o anunciante não declarar o preço, sabe-se que em sua última venda o modelo custou cerca de US$ 21 mil (R$ 103 mil).