Topo

Corcel que viralizou a 200 km/h tem motor preparado e dono assustado

Fotos do Corcel azul 1976 surgiram nas redes após a repercussão do vídeo; amigo do proprietário confirma que elas são reais - Reprodução
Fotos do Corcel azul 1976 surgiram nas redes após a repercussão do vídeo; amigo do proprietário confirma que elas são reais Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/07/2020 04h00

O Ford Corcel I que viralizou esta semana, supostamente acelerando a cerca de 200 km/h em uma rodovia do Rio Grande do Sul, tem motor preparado e atingiu de fato a velocidade mencionada no respectivo vídeo, que circula nas redes sociais.

É o que afirma um amigo do proprietário do veículo, com o qual UOL Carros conversou. A reportagem também teve acesso a fotos do Corcel com pintura azul, ano 1976, cujas placas são de um pequeno município da serra gaúcha, com pouco mais do que 20 mil habitantes.

De acordo com esse amigo, que pediu anonimato, o dono está assustado com a repercussão da história e prefere não dar entrevistas nem ser identificado.

Segundo ele, a gravação do Corcel acelerando nas proximidades das cidades de Cambará do Sul e São Francisco de Paula aconteceu no fim de semana passado e ele diz desconhecer seus autores.

"O Corcel atingiu a velocidade mencionada no vídeo. Esse carro tem motor Volkswagen AP 1.8 forjado e turbinado. É um automóvel de exposição. Participa de eventos, porém, dificilmente roda na rua", explicou o amigo.

Ford Corcel 1976 200 km/h - Reprodução - Reprodução
Corcel traz sob o capô um motor AP 1.8 turbinado bem mais forte do que o original
Imagem: Reprodução

Ele não sabe dizer a potência do Ford antigo e revela que o proprietário estava viajando com o pai, rumo a uma praia, quando o vídeo foi captado.

"Não sabemos quem gravou. Assustaram ele, falando que pode tomar um processo e multa. Ele tem o carro por capricho e 'rala' muito. É um cara bem simples e está bem preocupado com a repercussão disso".

Procuramos Isaac Silva, perito criminal do IGP-RS (Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul), para saber a sua opinião.

Silva concluiu que o Ford Corcel I 1976 preparado atingiu velocidades "compatíveis com as mencionadas no vídeo".

"Analisei dois trechos, usando sinalizações na via, como placas. Peguei a distância pelo aplicativo Google Earth e calculei velocidades de 174 km/h e 132 km/h. Ou seja, a menos que o vídeo tenha edições, o que precisaria de uma análise mais detalhada, as velocidades atingidas pelo Corcel são realmente altas".

Como o vídeo foi gravado

O vídeo foi feito aparentemente do interior de um Land Rover, que segue o sedã fabricado na década de 1970.

Enquanto isso, o carona vai dizendo a velocidade na qual o SUV estaria rodando e exibe o painel digital do utilitário esportivo para "comprovar".

"130 km/h, isso aí não é possível", comentam os ocupantes do Land Rover.

Em dado momento, os dos carros chegam a uma reta, com velocidade limitada a 80 km/h, e ouve-se um dos ocupantes do SUV dizendo "180 km/h, 190 km/h, 200 km/h".

"Não tem como passar. O que é isso, vai se matar", fala o carona. A última imagem do painel exibe 191 km/h.

A gravação que se tornou viral suscitou comentários questionando se a velocidade mencionada é verdadeira ou fake.

Ford Corcel 1976 turbinado interior 200 km/h - Reprodução - Reprodução
Amigo diz que o carro é de exposição e roda pouco em vias públicas; dono não quis dar entrevista
Imagem: Reprodução

Para se ter uma ideia, um Corcel GT 1.4 original da mesma época sai da fábrica com 85 cv de potência e 11,6 kgfm de torque. Equipado com câmbio manual de quatro marchas, tem velocidade máxima de 144 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 16,6 segundos.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.