Topo

Verdade ou fake? Vídeo com Corcel a quase 200 km/h em estrada viraliza

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/07/2020 12h02

O vídeo de um Ford Corcel I supostamente acelerando a cerca de 200 km em uma rodovia acabou viralizando em grupos de WhatsApp e em outras redes sociais.

Na gravação, feita aparentemente do interior de um Land Rover, o sedã fabricado na década de 1970 aparece ultrapassando uma Mitsubishi L200.

O SUV, então, também ultrapassa a picape e começa a seguir o Corcel.

Enquanto isso, o carona vai dizendo a velocidade na qual o Land Rover estaria rodando, logo atrás do Ford, e exibe o painel digital do utilitário esportivo para "comprovar".

"130 km/h, isso aí não é possível", comentam os ocupantes do Land Rover.

A gravação, segundo uma placa que pode ser avistada, aconteceu na Serra gaúcha, perto das cidades de Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

Em dado momento, os dos carros chegam a uma reta, com velocidade limitada a 80 km/h, e ouve-se um dos ocupantes do SUV dizendo "180 km/h, 190 km/h, 200 km/h".

"Não tem como passar. O que é isso, vai se matar", fala o carona do Land Rover. A última imagem do painel exibe 191 km/h.

Resta saber se tamanha velocidade é fake ou real: UOL Carros já noticiou que, em veículos equipados com painel digital, é possível alterar as configurações originais, inclusive a marcação da velocidade, por meio de uma técnica chamada de "coding".

Para se ter uma ideia, um Corcel GT 1.4 1973 original sai da fábrica com 85 cv de potência e 11,6 kgfm de torque. Equipado com câmbio manual de quatro marchas, tem velocidade máxima de 144 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 16,6 segundos.

E você, o que acha? Um Corcel antigo pode mesmo alcançar tamanha velocidade? Trata-se de um carro preparado?

Dê sua opinião na seção de comentários.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.