Topo

Seu Automóvel


Seu Automóvel

Chevrolet convoca recall de Cruze, Tracker e Sonic por 'airbags mortais'

Chevrolet Cruze é um dos três modelos afetados pela campanha preventiva - Divulgação
Chevrolet Cruze é um dos três modelos afetados pela campanha preventiva
Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

22/07/2019 14h33

A General Motors anunciou hoje recall dos modelos Chevrolet Sonic 2012 e 2013, Chevrolet Cruze 2012 e 2013 e Chevrolet Tracker 2013.

A fabricante orienta os proprietários a agendar em uma concessionária a substituição do airbag do motorista, da fornecedora Takata. Procurada pela reportagem, até o momento a GM não informou a quantidade de veículos afetados.

Segundo a empresa, no caso de uma colisão na qual o acionamento do airbag é esperado, pode ocorrer rompimento do insuflador, projetando fragmentos metálicos na cabine, com alto risco de lesões físicas graves e até fatais não só ao motorista como também aos outros ocupantes do veículo.

O problema com o equipamento dessa fornecedora é capaz de causar ferimentos fatais nos ocupantes e afeta mais de 3,5 milhões de unidades no país -- das quais cerca de 2 milhões ainda rodam sem o devido reparo. O defeito é sempre o mesmo: ao ser acionado, o airbag pode apresentar aumento exagerado da pressão interna do gerador de gás, com rompimento da estrutura do insuflador e consequente projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo.

Em outros países, sobretudo nos Estados Unidos, a falha está associada a mais de 20 mortes. No Brasil, há 30 acidentes confirmados com automóveis defeituosos, com pelo menos 12 pessoas feridas -- os casos envolvem um veículo Toyota Corolla, sem vítimas, e os demais são de automóveis da Honda.

Confira os números dos chassis dos veículos envolvidos:

+ Chevrolet Sonic - chassis CB029819 a DS625578 - fabricação de 13/07/2011 a 04/05/2013

+ Chevrolet Cruze - chassis CB100020 a DB357206 - fabricação de 01/03/2011 a 07/08/2013

+ Chevrolet Tracker - chassis DL0015EX a DL173485 - fabricação de 16/03/2012 a 01/02/2013

Segundo a GM, o serviço será realizado de forma gratuita e o tempo estimado para a execução é de até meia hora.

Você pode verificar se o seu veículo está envolvido na chamada pela central de relacionamento Chevrolet pelo telefone 0800-702-4200, ou pelo site da montadora. É possível também utilizar os dois canais para agendar o serviço.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Seu Automóvel