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Renovadas, S10 e Ranger têm disputa acirrada no mercado de picapes médias

A Chevrolet S10 acaba de passar por uma grande atualização para barrar o avanço da Ford Ranger, que recentemente trocou de geração e ganhou mudanças ainda mais profundas.

No caso da S10, mudaram visual, suspensão, motor e câmbio, dentre outras coisas. Há versões de cabine simples, dupla e chassi-cabine, além de transmissão manual e a nova automática. O motor é sempre o 2.8 turbodiesel, e os preços variam de R$ 223.620 a R$ 302.900.

Na segunda metade do ano passado, após o lançamento da nova Ranger, a S10, tradicional vice-líder do mercado de picapes sobre chassi (a liderança é da Toyota Hilux), levou um susto.

O modelo da Ford começou a vender mais. Mas, em 2024, o veículo da Chevrolet vem conseguindo manter o segundo lugar. Só que cada mês é uma batalha unidade a unidade com a rival produzida pela Ford.

A renovação tem o objetivo de deixar o produto mais interessante para manter os fiéis consumidores que estavam pensando em migrar para a Ranger - e reconquistar aqueles que já migraram.

Para marcar a chegada da nova S10, vamos relembrar a trajetória do modelo que está prestes a completar 20 anos de mercado nacional. E também contar fatos importantes sobre ele.

S10 já vendeu mais do que Hilux

Embora hoje seja vice-líder, a S10 é a mais vendida historicamente em sua categoria: está mais de 100 mil unidades à frente da Hilux, considerando os emplacamentos da dupla desde a sua estreia no mercado brasileiro, há cerca de três décadas.

A S10 foi lançada no Brasil em 1995. A Hilux veio na mesma época, inicialmente importada do Japão. Em 1997, o produto da Toyota começou a ser feito na Argentina. Desde seu lançamento, o modelo da Chevrolet teve 860 mil unidades vendidas no mercado nacional.

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A Hilux soma em torno de 750 mil exemplares emplacados. A Ranger é a terceira colocada dessa lista, com 420 mil unidades. A S10 foi líder absoluta de vendas do segmento de 1996 a 2005. Desde então, passou a brigar por essa posição com o modelo da Toyota, até passar a perder definitivamente para esta, que é a número um dos últimos anos.

Conseguir se manter líder na contagem histórica de unidades é um mérito e tanto. Mostra que, mesmo sem ter o número um no ranking, a S10 sempre foi consistente em vendas.

Brasileira, com orgulho

Há seis picapes médias feitas sobre chassi à venda no mercado brasileiro: Hilux, S10, Ranger, Amarok, L200 e Frontier. A maior parte desses modelos é fabricada na Argentina - no acordo de comércio automotivo com o Brasil, o país vizinho acabou se tornando um especialista em picapes.

Na Argentina são produzidas a Hilux, a Ranger, a Amarok e a Frontier. Assim, apenas a S10 e a L200 são modelos brasileiros: a picape da Chevrolet é fabricada em São José dos Campos (SP), enquanto a Mitsubishi é montada em Catalão (GO).

Evolução

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Nas últimas décadas, as picapes evoluíram em tecnologia e conforto, e também cresceram bastante. Ganharam motores a diesel mais fortes e, ao mesmo tempo, eficientes e silenciosos. Atualmente, são ainda produtos para o trabalho, mas cada vez mais têm versões voltadas a usuários que as querem também para lazer, viagens e dia a dia.

A primeira S10 vendida no Brasil tinha motor com apenas 95 cv de potência. Para acelerar de zero a 100 km/h, precisava de (praticamente eternos) 15,4 segundos. Na mais recente atualização, o motor 2.8 turbodiesel passou a entregar 207 cv.

Combinado com o câmbio automático de oito marchas esse propulsor, leva a S10 de zero a 100 km/h em 9,4 segundos. Uma evolução e tanto! Aliás, o modelo da Chevrolet ocupa a terceira colocação entre as picapes a diesel mais rápidas do Brasil. O primeiro lugar é da Amarok (7,4 segundos) e o segundo, da Ranger (9,2 segundos).

Origem

Originalmente, a S10 é um modelo norte-americano. A picape começou a ser vendida nos Estados Unidos nos anos 80. Por lá, sobreviveu até 2004. Nesta data, foi substituída pela Colorado.

Mas a Chevrolet optou por não fazer a substituição no Brasil. Assim, manteve a S10 aqui. Desde então, o produto vem passando por constantes modificações e evoluções - a última delas recém-lançada.

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