PUBLICIDADE
Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Toyota terá peças novas para esportivos clássicos e "primo" do Bandeirante

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Mora

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigomobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

Colunista do UOL

15/01/2022 04h00

(SÃO PAULO) - Restaurar veículos antigos (ou mantê-los em estado original) é dor de cabeça para a maioria dos colecionadores. Logo, algumas marcas têm confeccionado peças de modelos que já saíram de linha há tempos. A Gazoo Racing, braço da Toyota dedicado a performance, acaba de expandir o catálogo da Heritage Parts.

São 56 novos itens considerados raros no mercado de reposição, muitos deles para o Land Cruiser Série 40, parente do Bandeirante, jipe fabricado pela marca no Brasil entre o início dos anos 1960 até o fim de 2001.

Anunciado em agosto de 2021, o primeiro lote de peças de reprodução da Série 40 inclui um cilindro mestre de freio, uma haste de relé de direção e 31 outros itens que ainda não foram detalhados.

Em 2019, a Toyota anunciou que proveria reposições para as terceira e quarta gerações do Supra, conhecidas pelos codinomes A70 e A80, respectivamente. E que a GR Heritage Parts supervisionaria fabricação e venda.

Pois a oferta para o modelo cresceu com 11 itens para a geração A70, incluindo conversor catalítico e cabo de freio de estacionamento, entre outros. Para os colecionadores da A80, há chaves, fechaduras e cilindro de ignição - que se somam aos outrora disponíveis acabamentos externos, para-choques, emblemas e mangueiras de radiador.

A oferta de peças novas se expande também para o 2000GT. O raro esportivo (apenas 351 unidades construídas entre 1967 e 1970) poderá agora contar com disco de embreagem, cabos de freio e cinco outros itens não especificados em uma eventual restauração.

O GR Heritage Parts também ofertará ainda peças para o AE86, como engrenagens para o diferencial e outros itens para a transmissão.

A empresa confirmou que pode adicionar novos elementos ao catálogo - um catálogo disponível no site da empresa recebe sugestões de peças que os colecionadores gostariam de ter acesso.