Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jaguar conclui primeira reconstrução do C-Type, lenda das pistas de 1950

Colunista do UOL

16/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

(SÃO PAULO) - Foi em fevereiro do ano passado que a Jaguar anunciou que reconstruiria réplicas do C-Type, modelo que nasceu exclusivamente para vencer as 24 Horas de Le Mans - o que ele cumpriu em 1951, na estreia, e em 1953, seu último ano de produção. A primeira unidade terminou os testes e está pronta para ser entregue.

Jaguar C-Type abre - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Delegada ao Jaguar Classic Works, baseado em Coventry, Inglaterra, a reprodução de oito unidades se baseou na configuração do carro de corrida de 1953, mas com freios a disco e motor seis-cilindros em linha de 3,4 litros, carburador triplo e 220 cv. Diferente, portanto, dos 43 C-Types vendidos a clientes na década de 1950, com freios a tambor e motor de 200 cv.

"Combinamos desenhos originais, técnicas CAD modernas e 3.000 horas de habilidade e dedicação para produzir nosso primeiro C-Type construído à mão", explica David Foster, Chefe de Engenharia da Jaguar Land Rover Classic.

Um configurador virtual foi disponibilizado para os clientes escolherem entre oito opções de revestimento interno e 12 de cores externas.

À época do anúncio, a filial brasileira da empresa afirmou que "a Jaguar Land Rover não costuma abrir os valores, já que depende muito da especificação e confidencialidade entre a Jaguar Classic e nossos clientes. De qualquer forma, outros modelos do programa Continuation normalmente custam entre £ 1 milhão e £ 2 milhões".

De acordo com a fabricante, os modelos Continuation são aprovados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e podem participar de todos os eventos históricos da organização, incluindo o Jaguar Classic Challenge, que acontece em uma série de pistas de corrida diferentes, como Le Mans e Silverstone.

Jaguar C-Type tras - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação