PUBLICIDADE
Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ode aos V8, Mopar Nationals abre hoje com "Dojões" e astro de "Carros"

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Mora

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigomobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

Colunista do UOL

27/08/2021 04h00

(ÁGUAS DE LINDÓIA) - O Mopar Nationals Brasil começa hoje (27) e vai até domingo (29), marcando o retorno (por ora ainda tímido) dos grandes encontros de carros antigos, atropelados pela pandemia da covid-19 desde o ano passado.

Realizado em Águas de Lindóia, cidade do interior paulista tradicional por receber eventos do tipo, espera reunir 300 carros das marcas Chrysler, Dodge, Plymoyth, Desoto, Imperial, Fargo, Ram e Jeep - nascida em 1937 como linha de aditivos anticongelantes para radiadores, a Mopar se destacou nos anos 1960 incrementando o desempenho dos muscle cars e se tornou o braço de acessórios e pós-venda da Fiat Chrysler Automobiles, hoje unida à PSA Peugeot Citroën no conglomerado Stellantis.

Inspirado no homônimo norte-americano, dez vezes maior, o evento brasileiro é organizado pelo Chrysler Clube do Brasil teve sua primeira edição em 2004 e hoje está na 17ª reunião. Nesta, as estrelas do evento serão um Dodge Hemi Challenger 1970 e um Plymouth Road-Runner Superbird 1970, tidos como únicos no Brasil - do segundo há notícia de apenas mais um, atualmente em processo de restauro.

Plymouth Road-Runner Superbird - Divulgação  - Divulgação
Plymouth Road-Runner Superbird
Imagem: Divulgação

Um dos modelos mais emblemáticos entre os muscle cars, o Superbird nasceu nas pistas da NASCAR para trazer de volta à Plymouth (uma antiga marca da Chrysler) o piloto Richard Petty, que com 200 vitórias na categoria no currículo mereceu o apelido de "The King" - cujo carro de corrida acabou virando personagem de Carros (2006), dublado pelo próprio Petty.

Plymouth Road-Runner Superbird cars - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Outro destaque será dado aos 50 anos do lançamento da linha Dodge cupê, criada para o ano/modelo 1971 e composta por Dart, Charger e Charger R/T. Segundo os organizadores do Mopaar Nationals, pela primeira se juntarão modelos R/T nas quatro cores do catálogo inicial - Amarelo Boreal, Cinza Bariloche, Verde Tropical e Vermelho Xavante.

Espera-se ainda uma considerável concentração de Dakotas, a picape da Dodge produzida no Brasil que, em 2001, saiu de linha. E também a presença de versões apimentadas do Challenger atual, como SRT e Hellcat.

A visitação é gratuita.