O que um Onix RS e um Camaro 1967 têm em comum?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
(SÃO PAULO) - Há um abismo cronológico, geográfico e tecnológico entre Onix e Camaro. O hatch foi lançado em 2012 sobre a plataforma GSV (Global Small Vehicle) e, há um ano, evoluiu (e muito) para a arquitetura GEM (Global Emerging Markets), que a Chevrolet desenvolveu em conjunto com a chinesa SAIC e que também serve ao Tracker.
Em setembro de 1966 o Camaro (já na linha 67) estreou, sobre a plataforma F-body. Que era dividida com o "primo" Pontiac Firebird e composta por um chassi auxiliar na dianteira - suporte para motor, suspensão, direção e transmissão - e uma estrutura monobloco da cabine para trás.
Não poderiam ser mais antagônicos.
O curioso ponto em comum entre o hatch urbano brasileiro e o pony car americano é que ambos inauguraram, tanto lá quanto aqui, a versão RS - que, nos dois casos, é apenas incremento visual.
Um Onix RS se difere de um LTZ, de onde parte, com aerofólio traseiro, saias laterais, spoiler traseiro, grade dianteira exclusiva e rodas de 16 polegadas idem. Na cabine, moldura das saídas do ar-condicionado e costuras dos bancos e do volante em vermelho dão o clima.
Motor 1.0 (turbo, 116 cv e 16,8 kgfm de torque), ajustes de suspensão e direção estão intactos. Não se pode sequer optar pelo câmbio manual. É somente o (bom) automático de seis marchas e ponto.
Camaro RS x SS
Um Camaro RS não era muito diferente de um Onix RS, ao menos na proposta. O cliente primeiro escolhia os motores - um 3.8 seis-cilindros em linha de 140 cv ou um 5.4 V8, de 210 cv ou 275 cv - e então, caso desejasse, aplicava o pacote Rally Sport, composto por: moldura lateral inferior da carroceria, listras, emblema "rs", conjunto ótico diferenciado e, o mais legal, faróis ocultos pela grade quando desligados.
Se quisesse um Camaro mais esportivo, teria que optar pelo SS, equipado com um 5.7 V8, de 295 cv. E que também podia receber o tratamento estético. "Imagine como seria um SS 350 se você o encomendasse com um pacote RS. Quer? Você pode!", deixava bem claro o catálogo de época do modelo.
Alguém aí também pensou em um Onix SS?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.