Pulse 1.0 turbo também agrada quem busca um pouco de emoção ao volante
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Fechando o primeiro semestre de 2022, é um bom momento para dar outra conferida no Fiat Pulse, novidade da marca italiana lançada no fim do ano passado. Para isso, conferi a versão Audace turbo 200, uma abaixo da topo de linha e equipada com uma das grandes novidades dele, o motor 1.0 turbo flex de três cilindros.
Repassando também a proposta visual, o Pulse é um típico aventureiro urbano que flerta com o universo dos SUVs. O desenho dianteiro é robusto, tem capô alto e com grandes vincos, grade bem chamativa e muitos detalhes em preto no para-choque. Na lateral, explora o visual aventureiro com molduras plásticas nas caixas de roda.
Mas um item que garante estilo no visual externo é a pintura bicolor com o teto todo em preto. Porém, para aplicar esse diferencial, é preciso comprar um pacote opcional e que inclui também as rodas de liga leve aro 17 escurecidas e bancos com revestimento que imita o couro. Nada estranho, pois essa é uma característica conhecida dos modelos Fiat, normalmente com poucas versões, mas com vários kits opcionais
Por dentro, tem pontos de destaque, como a tela multimídia de 10,1 polegadas, que é parte de outro pacote opcional. É muito sensível aos comandos por toque e tem ótima resolução, o que ajuda bem nas manobras de marcha ré, por exemplo, com um considerável campo de visão.
Quem leva o multimídia ainda garante no pacote opcional, navegador, entradas USB tipos A e C, rádio e comando de voz. O painel de instrumentos tem conta-giros e velocímetro analógicos, e a pequena tela TFT no centro com informações do computador de bordo, dos recursos inteligentes de segurança disponíveis no carro e até algumas frescurinhas, como a possibilidade de conferir a força "G" enquanto você dirige.
No mais, segue com espaço muito parecido com o do Fiat Argo, um tanto limitado no banco de trás, além de um porta-malas justo com 370 litros de capacidade, número com base no novo formato de aferição adotado pela Fiat (no Argo o número oficial são 300 litros).
Aliás, entrando no detalhe dos itens de segurança disponíveis, a versão Audace já sai de fábrica com o pacote ADAS, o qual reúne alerta de colisão frontal com frenagem automática, mudança automática de farol alto e baixo, alerta de saída de faixa que atua no volante corrigindo a trajetória.
E aqui vale uma observação, pois o alerta de saída de faixa, mesmo bem preciso na leitura das faixas de rodagem, é um pouco truculento na correção, às vezes faz um movimento rápido e que exige atenção do motorista. Esse pacote só fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo, que permite determinar a distância do veículo a frente e é sempre muito útil no anda e para do trânsito urbano.
Completa o conjunto de segurança, os 04 airbags, controles de tração e estabilidade e auxiliar de partida em rampa, para dar mais alguns exemplos.
Motor 1.0 turbo flex garante emoção, mas aperta no consumo
Uma das grandes novidades, indiscutivelmente, é o motor 1.0 turbo, cheio de recursos atualizados e que caiu muito bem no Pulse. Com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, trabalha sempre acompanhado da transmissão automática do tipo CVT, e que pode simular trocas de sete marchas. O acerto ficou bem equilibrado e, o melhor, o resultado vem ao encontro daquilo que a gente espera ver quando vai acelerar um carro desse porte e com motor turbo.
A transmissão explora todas as faixas de rotação do motor, garante muita elasticidade em velocidades altas em rodovia, o que torna o Pulse um carro sempre ágil. Há ainda o apelo do modo Sport, que pode ser acionado por um chamativo botão vermelho no volante, e que dá uma apimentada nas reações do carro.
Só é preciso lembrar que, nessa condição, não dá para esperar economia de combustível; aliás, esse não é um ponto forte do Pulse, ainda mais se você abastecer só com etanol, coisa que praticamente todos que usam carro no Brasil estão fazendo agora. Pelos números oficiais, faz 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Mas, na vida real, é difícil manter essas médias.
Como resumir então a proposta do Fiat Pulse Audace? É uma versão intermediária entre as opções com motor 1.0 turbo, logo abaixo da topo de linha Impetus, e que traz praticamente tudo o que ele tem a oferecer, seja por meio do bom pacote de itens de série ou os itens opcionais. Para quem está de olho no Pulse 1.0, a questão fazer contas para saber se vale gastar mais na versão de cima ou não. Sem esquecer que a Drive 1.3 flex também entrega bom conteúdo, conjunto de motor e câmbio eficiente, e tem preço menor.
Agora, a versão Audace - assim como as demais equipadas com motor turbo - tem o atrativo certeiro para quem busca também um carro que garanta percepções mais emocionais ao volante. E isso, guardadas as proporções, dá para encontrar no Pulse Audace turbo.
Preço Fiat Pulse Audace Turbo AT Flex: R$ 119.020,00 (SP)
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