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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Audi A3 perde força, mas sem comprometer o que tem de bom

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Colunista do UOL

03/04/2022 04h00

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Bastante alterado em sua nova geração, o Audi A3 - em carrocerias hatch e sedã - agora chega ao Brasil importado da Alemanha, já que a marca encerrou a produção do modelo por aqui no final de 2020.

A atual geração chegou no final do ano passado em duas versões: a 1.4 S Line Limited e a 2.0 Performance Black. A primeira com o motor de 150 cavalos, e a segunda opção com motor de 190 cavalos de potência. Situação que já mudou, pois com o final do lote limitado da versão 1.4 S Line, a Audi criou outra opção para o Brasil: a S Line 2.0 TFSi com câmbio automático S Tronic de dupla embreagem e 07 marchas.

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Voltando às mudanças aplicadas nesta geração do A3, o visual ficou muito mais provocativo, em especial, na versão Performance Black, que tem menos detalhes cromados. A dianteira - que foi bastante remodelada - ganhou grade bem ampla que se estende até as laterais do para-choque, um novo desenho para o conjunto de faróis e que pode ser equipado com a iluminação Matrix LED.

Esse sistema, de alto nível, além da maior eficiência na iluminação, tem um recurso que pode desabilitar automaticamente apenas alguns pontos do conjunto de LEDs para evitar o ofuscamento de outros motoristas. Outro detalhe sobre o lado de fora do A3, é que todas as versões contam com o pacote exterior S Line, que incluem, por exemplo, as rodas de liga aro 18 Audi Sport e alguns detalhes visuais com apelo esportivo.

Olhando o interior do A3, a situação mudou bastante e para melhor. Começa pelo painel central totalmente redesenhado, estruturado por linhas retas, acabamento emborrachado e até um parte com aplique em alumínio texturizado. Depois, saíram as entradas de ar redondas do ar-condicionado, substituídas por conjuntos quadrados e bem maiores. Segundo a Audi, esse é um dos pontos com inspiração direta em elementos do Lamborghini Urus.

Conta ainda com a tela multimídia de 10,1 polegadas de alta resolução e comandos por toque, fechando uma composição bastante tecnológica com o novo painel de instrumentos 100% digital de 12,3 polegadas. Nele é possível escolher três opções de visualização e conferir muitas informações sobre o carro. Mais um ponto interessante dentro do A3 é o console central. Ele agora abriga pequenos botões: o de partida do motor, o de controle de áudio - que é tátil - o do freio de estacionamento elétrico e o do câmbio que, apesar de ser tratado como uma nova alavanca de seleção de marcha, é bem pequeno, parece mesmo mais um botão do conjunto.

Motor 2.0 TFSi perdeu 30 cavalos de potência

Quem acompanhou o lançamento do novo A3 no ano passado, ficou sabendo que o motor 2.0 TFSi a gasolina, apesar de ser o mesmo da versão anterior, foi recalibrado para se ajustar às normas de emissões no Brasil . E para atingir esse objetivo, a engenharia reduziu a potência, que caiu de 220 para 190 cavalos. O torque também diminuiu, mas a dose foi menor, e passou para 32,6 Kgfm (contra 35,7 da versão anterior).

Agora, na prática, utilizando o carro no dia a dia, isso representa pouco para a proposta do A3, que tem a eficiente transmissão automática de dupla embreagem jogando a favor do melhor desempenho do motor e ainda com o ferta de cinco modos de condução. O conhecido Audi Drive Select oferece as opções Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency e Individual.

Mas mesmo sem explorar a opção esportiva, o A3 2.0 mantém ótima agilidade e absoluta segurança, além daquele toque adicional para quem valoriza o prazer de assumir o volante de um carro bem projetado. E tem outro detalhe importante: como agora é importado da Alemanha, tem suspensão independente no eixo traseiro também, coisa que não acontecia com o modelo feito no Brasil.

Carro premium, mas sem recursos de condução semiautônoma

Outra questão que já foi bastante comentada durante o lançamento do Audi A3 no Brasil envolve a falta daqueles equipamentos de condução semiautônoma. Alerta de colisão frontal com frenagem automática, controle de velocidade adaptativo, alerta de saída de faixa ou mesmo o de ponto cego simplesmente não existem nos modelos A3 vendidos aqui.

Segundo a Audi, isso é reflexo direto da crise que afeta a indústria pela falta de semicondutores. Caso fosse esperar a normalização do fornecimento dos componentes eletrônicos, segundo a marca, o lançamento do novo A3 demoraria muito para acontecer. Foi uma questão de escolha, mas na prática, isso não tornou o A3 mais inseguro.

A nova geração tem muita evolução e segue entregando o refinamento e desempenho esperados em um modelo Audi. E, neste momento, comparando com seus concorrentes diretos no Brasil, o novo A3 tem um preço competitivo.

Preço Audi A3 Sedã 2.0

S Line TFSi S Tronic: R$ 263.990,00

Performance Black TFSi S Tronic: R$ 278.990,00

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