PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Caoa Chery Arrizo 6 Pro mostra que ainda há espaço para os sedãs

Conteúdo exclusivo para assinantes
Benê Gomes

Jornalista e produtor de TV, desde 2001 atua como profissional especializado no segmento automotivo. Assina o boletim diário Sexta Marcha, da Rádio Transcontinental FM de SP, dirige e apresenta o_ _Programa Momento Vox – BAND SP. É diretor da Onze Produções, produtora de vídeo e conteúdo digital, e é o idealizador do Programa Auto+, onde atuou por 15 anos

Colunista do UOL

24/10/2021 04h00

O mercado pede SUVs e a Caoa Chery, como sabemos bem, tem seus fortes representantes neste segmento que não para de crescer. No entanto, ela confirma também que continua acreditando no segmento dos sedãs médios ao lançar o Arrizo 6 Pro, uma versão com acabamento mais refinado, com maior dose de tecnologia e um visual exclusivo.

Antes de tudo, vale explicar que o Arrizo 6 GSX segue em linha e sem alterações, motivo pelo qual os executivos tratam a novidade como um outro produto. Mas, na prática, falamos sim do mesmo modelo.

Fica fácil reconhecer o Arizzo 6 Pro observando desenho dianteiro, com uma nova grade bem maior e sem molduras para criar o efeito flutuante. Depois, tem os faróis com o mesmo desenho, mas com uma guia de LED contornando o conjunto e que é equipado também com lâmpadas de LED.

Atrás o impacto visual é bom com o novo posicionamento da placa na tampa do porta-malas, as lanternas iluminadas por LED redesenhadas e escurecidas, mas agora unidas por uma barra em preto brilhante. Na lateral, tudo praticamente igual, a não ser pelas rodas de liga de 17 polegadas.

Já no interior do sedã talvez o pacote empolgue mais, porque é onde dá para confirmar a dose adicional de refinamento e, principalmente, de tecnologia aplicada ao Arrizo 6 Pro.

O painel tem acabamento elegante, com vários detalhes em preto brilhante, e ficou interessante com a nova tela do multimídia de 10,25 polegadas de alta resolução integrada ao conjunto. O resultado é uma superfície única e bem elegante. Mesma coisa para o painel de instrumentos, que tem exatamente a mesma medida da tela multimídia.

Para cumprir a proposta Premium, traz acabamento geral bem feito, superfícies macias forradas com material que imita o couro e com costuras aparentes. Os bancos, exclusivos da versão, são bonitos e bastante envolventes, o console central foi redesenhado e está numa posição mais alta para proporcionar uma condição de cockpit - cabine de piloto - para o motorista. Só fica devendo o ajuste de profundidade do volante.

No pacote de equipamentos, a lista que já era boa foi reforçada, com destaque para o sistema de câmera com visão 360º, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e o sistema de monitoramento de ponto cego.

Daí pra frente, o Arrizo 6 Pro mantém aquilo tudo que já conhecemos dele. Segue com o bom motor 1.5 flex de 150 cavalos e 21,4 Kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática do tipo CVT com dois modos de condução: Sport e Eco.

Aliás, o câmbio CVT do Arrizo 6 tem aquele recurso que simula a troca de até 09 marchas. E, no geral, o conjunto agrada porque entrega agilidade no trânsito urbano e com uma característica positiva: mesmo quando você precisa fazer uma retomada rápida e pisa fundo no acelerador, a transmissão automática não eleva tanto os giros do motor, a ponto de incomodar, como acontece com muitos modelos com esse tipo de câmbio.

Bons também são os números de consumo, com médias oficiais de 11 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (com gasolina no tanque). E, para mim, duas características bem marcantes do Arrizo 6 são percebidas também na versão Pro: bom isolamento acústico e a suspensão firme que não compromete o conforto esperado.

Com o lançamento do Arrizo 6 Pro, a gente confirma ainda outra a característica da Caoa Chery: a disposição para mexer rápido em seus modelos de linha. Algo que, na média, mais assusta do que agrada os compradores de modelos da marca. Mas não deixa de ser um esforço positivo para ser diferente dos demais.

E o Arrizo 6 Pro, mesmo sendo um pouco mais caro, cumpre a promessa de entregar um algo a mais, e isso merece atenção. Afinal, representa também uma dose de novidade neste segmento que anda cada vez mais enfraquecido e com poucas novas apostas.

Preço Caoa Chery Arrizo 6 PRO

Lançamento: R$ 134.990,00
Valor normal: R$ 139.990

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL