Topo

Benê Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Ford Bronco acerta ao misturar SUV 'raiz' com comodidades 'de shopping'

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

20/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Ford Bronco foi o primeiro modelo a ser chamado de SUV - Sport Utility Vehicle -, veículo utilitário esportivo em bom português. Uma designação absolutamente em moda para a apresentação da maioria dos modelos lançados atualmente, mas que nem sempre é garantia de que determinado é realmente preparado para aventuras longe do asfalto.

Coisa que não acontece com o novo Ford Bronco Sport, modelo com uma longa história ligada ao mundo fora de estrada nos Estados Unidos, onde foi produzido por 30 anos. Pois ele voltou e também chegou ao Brasil, agora mais bonito, robusto, cheio de tecnologia e bastante versatilidade para quem valoriza uma boda diversão em contato com a natureza.

Em seu retorno ao mercado norte-americano, o Ford Bronco ganhou três versões, duas delas barra pesada mesmo, com carroceria montada sobre chassi - como as tradicionais picapes - e com opções de duas e quatro portas. Já a terceira versão é o Bronco Sport Wildtrak, por hora a única comercializada no Brasil, esta montada com carroceria do tipo monobloco e bem servida de tecnologia.

Por fora, valoriza as linhas clássicas de um modelo SUV e chama bastante atenção com o capô alto com vincos marcantes, o nome bem grandão no meio da grade, faróis redondos com um ar retrô, caixas de rodas grandes e teto com desenho em dois níveis.

Na traseira, tem algumas peculiaridades que confirmam o quanto esse carrão pode fazer a alegria de quem gosta, por exemplo, de um bom acampamento. Isso por causa de soluções práticas, como a tampa do porta-malas com abertura dupla - dá para abrir só a parte de vidro - a divisória que pode ser utilizada na posição horizontal ou na vertical e que se transforma rapidamente numa mesinha para o lanche.

Tem tomadas de 110 e 12 volts, luzes direcionais na tampa para iluminar a área externa e até um estratégico abridor de garrafas na coluna lateral. Tudo isso dentro do bom porta-malas de 580 litros com piso totalmente emborrachado, inclusive a parte traseira dos bancos.

Como um típico carro luxuoso, tem muito capricho ainda no acabamento, ótima conectividade com a central multimídia Sync 3 com tela de 8 polegadas de alta definição, um belo sistema de som com 10 alto-falantes, além de outras soluções interessantes, como os diferentes nichos para objetos e a boa sacada do piso emborrachado para não sofrer com a limpeza na volta de uma trilha.

Recursos off-road

Ao lado dessas características voltadas à diversão, o Ford Bronco não nos deixa esquecer de que ele pode ir muito mais longe nessa questão do contato com a natureza. Dá para acelerar forte com o motor 2.0 turbo Ecoboost movido a gasolina de 240 cv de potência e 38 kgfm de torque, acompanhado do câmbio automático de 8 velocidades e um sistema de tração inteligente e versátil.

O Bronco tem sete modos de condução, requinte que garante suporte de alto nível para uma viagem tranquila na rodovia, mas também para encarar trilhas radicais. Além disso tem bons ângulos de entrada e saída - 30,4º e 33,1º - e até o recurso que permite bloquear o diferencial traseiro.

Outro ponto que demonstra sua disposição para o fora de estrada é a capacidade de imersão de até 60 centímetros. Ou seja, o Bronco pode encarar até travessias de pequenos lagos e rios, e certamente não vai sofrer com os alagamentos das nossas grandes cidades.

Condução semiautônoma

Ford Bronco Sport - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Competente no asfalto e radical na terra, o Ford Bronco esbanja ainda uma considerável dose de tecnologia a serviço do conforto e da segurança.

A lista é grande, mas merece atenção o conjunto de suspensão independente nas quatro rodas que atua alinhado com os recursos eletrônicos para manter o SUV sempre muito equilibrado seja qual for a situação. Olha, é difícil reclamar de carroceria oscilando, mesmo se tratando de um modelo mais alto.

Outro ponto positivo, sem dúvida, são os recursos de direção semiautônoma, como o detector de pedestres com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo - que permite determinar a velocidade e a distância do carro a frente - alerta de saída de faixa que corrige o volante caso o motorista se distraia, leitura de placas de trânsito, câmera traseira com visão 180 graus, alerta de ponto cego, entre muitos outros.

No Ford Bronco esses recursos atuam com eficiência e o acionamento é bem simples e intuitivo. Aliás, nesse campo tecnológico, tem ainda o FordPass Connect, sistema de telemática que permite executar algumas funções à distância por meio de um aplicativo de smartphone, um recurso já encontrado nos concorrentes.

Concorrência

Ford Bronco Sport - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Imagem: Marcos Camargo/UOL

O Ford Bronco vem para o Brasil importado do México e tem preço interessante se comparado ao Land Rover Discovery Sport, esse o modelo que mais se aproxima da proposta dele. Agora, é claro, ele vai concorrer também com o Jeep Compass, a grande referência e líder de vendas no segmento dos SUVs médios no Brasil.

Mas a tradição e a competência no universo fora de estrada, a inquestionável oferta de conforto e segurança, e a proposta visual cheia de estilo acabam garantindo um pacote de características que pode decisivo para quem tem condições de apostar num modelo com esse perfil e preço.

Preço: Ford Bronco Sport Wildtrack: R$ 256.900