PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

Por que Fiat Strada fecha o ano como o carro de maior sucesso em 2020

Benê Gomes

Jornalista, produtor e roteirista, atua no setor automotivo desde 2001. É idealizador e diretor do programa Auto+, exibido pela RedeTV. Também dirige e apresenta o programa Momento Vox, no ar pela Band, e é colunista da rádio Transcontinental FM de São Paulo

Colunista do UOL

20/12/2020 04h00

Este 2020 vai deixar muitas marcas em todos nós e em todos os segmentos de negócio, como é o caso do automotivo, que emprega milhares de pessoas e movimenta muito a economia. Foi um ano desafiador para quem precisou vender algo, e mais ainda para quem vende carro. No entanto, tivermos bons exemplos de modelos lançados em plena pandemia e que conseguiram fazer bonito.

Foi o caso do SUV compacto Chevrolet Tracker - que também ganhou nova geração em 2020 - e que abriu a temporada de lançamentos em plena pandemia. Mas não há dúvida de que a Fiat Strada é o modelo que vai terminar o ano como grande referência de carro que se renovou e garantiu muito movimento a seu favor mesmo com uma pandemia afetando o mercado de veículos zero quilometro.

Basta observar a situação atual - em pleno mês de dezembro - e a nova Strada segue com fila de espera nas concessionárias e comemorando o crescimento de vendas expressivo desde a sua chegada.

Para se ter uma ideia, de janeiro a junho passado, a média mensal de vendas fechou em 3,8 mil unidades. Já no período seguinte, de julho até novembro, esse número quase dobrou, alcançando a média 7,8 mil carros vendidos. Nada mal para um modelo que traz uma mistura de carro para trabalho e para a família.

E olha que não estamos falando de um carro com preço apelativo, pois a Strada segue o padrão do mercado e sua versão completa, a Volcano, ultrapassa os R$ 80 mil. Sim, mas é a esta versão tem tudo aquilo que a Strada oferece, como é o caso dos quatro airbags ou do e-locker, sistema eletrônico que atua junto com o controle de tração e trabalha para transferir o torque necessário para a roda com maior aderência em pisos escorregadios.

Picapinha sim, mas com características de carro de passeio

A verdade é que, se esquecemos da caçamba, dos pneus de uso misto e mesmo do sistema e-locker, tudo na Strada é digno de um carro de passeio. Ainda mais nesta nova geração, que oferece uma cabine dupla de verdade, onde dá pra levar dois adultos no banco de trás com conforto muito próximo do que temos em um sedã compacto.

É mais uma característica que fica evidente na versão Volcano, que tem ainda acabamento bem cuidado e boa dose de conectividade com o novo sistema multimídia que utiliza tela de 7 polegadas, onde é possível criar até dois perfis de usuários, parear o smartphone sem uso de cabo e, claro, ajustar muitos recursos do carro.

Ou seja, temos aí um dos muitos acertos que garantem o sucesso dessa picape compacta; sem esquecer que a nova geração ganhou o reforço do bom motor flex 1.3 Firefly de 109 cavalos e 14,2 kgfm de torque, e que trabalha sempre com a transmissão manual de cinco marchas.

Para os mais exigentes, esse conjunto até pode incomodar um pouco na estrada pela falta de uma caixa com 6 marchas, já que, dependendo da situação, o motor menor exige um trabalho maior em rotação alta.

Mas na média, ele garante comportamento mais arisco para a picape e não exagera no consumo de combustível, o que é sempre uma questão prioritária em qualquer modelo. Pelos números do Inmetro, alcança 12,1 km/ na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina no tanque. Mas não é difícil superar esses números com um pouco mais de atenção para a condução eficiente.

Strada Volcano tem visual aventureiro suave

Importante lembrar também que a Strada Volcano preenche um espaço antes ocupado pela versão Adventure. Isso significa que, além dos pneus projetados para quem pretende pegar um pouco mais de terra, ela tem aquele visual mais estilizado, com molduras pretas nas caixas de rodas, por exemplo.

Mas a Strada Volcano está mais elegante, até pela inspiração nas linhas da Fiat Toro, que não dá pra desconsiderar. Mas no caso dela, ficou mais agradável aos olhos por não trazer aquele visual externo tão carregado, como era o caso da Adventure! Receita bem desenvolvida e que pelo jeito vai seguir garantindo muitas alegrias em 2021.

Fiat Strada Volcano 1.3 Cabine Dupla: R$ 83.990