Hyundai Creta N-Line Night Edition tem motor 2.0 e preço de SUV médio
Resumo da notícia
- Série especial sai por R$ 185.890 e terá 900 unidades produzidas
- SUV aposta no visual monocromático e estilo mais esportivo
- Carro tem motor 2.0 de 167 cv que é oferecido apenas na versão Ultimate
Parece que o Creta N-Line caiu no gosto dos clientes da Hyundai. A versão com visual esportivo não é difícil de ser vista por aí e agrada quem aprecia as características do Creta, mas busca um estilo exclusivo.
Apostando nesse sucesso, a fabricante lançou a série especial Night Edition, que terá 900 unidades produzidas. Além dos detalhes externos pintados em diferentes tons de preto, o modelo traz alguns elementos desenhados apenas para a edição limitada. Outro diferencial está na adoção do motor 2.0 de 167 cv, que na gama atual só pode ser encontrado na configuração Ultimate.
O problema é que tamanha exclusividade tem seu preço, e neste caso é bastante salgado. Pelo modelo a Hyundai pede R$ 185.890, fazendo com que o carro se aproxime perigosamente dos SUVs médios mais badalados do mercado. Aí surge a pergunta: vale a pena levar o Creta N-Line Night Edition para casa? A resposta está a seguir.
Hyundai Creta N-Line Night Edition
Preço
R$ 185.890Pontos Positivos
- Visual exclusivo
- Itens de série
Pontos Negativos
- Preço
- Desempenho
Veredito
Quem procura exclusividade encontra uma opção interessante no Creta N-Line Night Edition. O visual esportivo da versão N-Line ficou mais atraente nesta edição limitada a 900 unidades numeradas. Detalhes como a grade frontal exclusiva e as bonitas rodas de liga leve são atrativos, assim como o motor 2.0 de até 167 cv. No entanto, é preciso lembrar que o preço salgado faz com que o SUV da Hyundai se aproxime dos SUVs médios mais vendidos da categoria - leia-se Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Aí todo o apelo da série especial é colocado em xeque, e cabe ao consumidor decidir se fica com um SUV compacto estiloso ou um SUV médio mais espaçoso e mais potente.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
Falar em design é um ponto delicado no Creta. Muita gente não gosta do estilo ousado da segunda geração do SUV, que foge completamente do padrão da categoria - algo parecido com o que fez o Jeep Renegade em 2015, embora este tenha sido aprovado quase por unanimidade.
Fato é que a série especial trouxe um ar ainda mais esportivo ao Creta N-Line. Os detalhes externos em preto "disfarçam" alguns pontos controversos, como a grade frontal - que, aliás, é exclusiva. As bonitas rodas de liga leve de 18 polegadas também só equipam esta versão.
Faróis com máscara negra e lanternas fumê combinam com os logotipos escurecidos, resultando em um conjunto elegante. Atrás, o escapamento com ponteira dupla é aceitável por ornar com o para-choque nada discreto.
A cabine tem pedaleiras de alumínio e vários detalhes na cor vermelha, incluindo costuras aparentes nos bancos. A estilosa manopla de câmbio traz a inscrição N-Line, presente também na base do volante. Revestimento das colunas e do teto são pretos, como nos modelos esportivos.
Assim como na geração anterior, o Creta prima pelo amplo espaço interno, especialmente no banco de trás. Agradeça à generosa distância entre-eixos de 2,61 metros, que resulta em ótimo espaço para os joelhos de passageiros mais altos. O porta-malas acomoda bons 422 litros.
DESEMPENHO
O Creta N-Line Night Edition usa o motor 2.0 aspirado de até 167 cv, que na gama atual só é encontrado na versão Ultimate.
Apesar de ter mais potência e mais torque do que o propulsor 1.0 turbo das demais versões, essa superioridade não é acachapante na prática. Os números de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima (9,3 segundos e 190 km/h, respectivamente), por exemplo, são pouco superiores aos das versões com motor turbo, que precisa de 11,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e chega aos 180 km/h de velocidade final.
Colocando esses dados de lado, saiba que o Creta N-Line 2.0 tem arrancadas bem mais ágeis, evidentemente pela ausência do efeito de turbo lag que ainda existe na maioria das motorizações turbinadas.
Esse comportamento mais esperto se evidencia no modo Sport, que torna as respostas mais prontas. Felizmente, a boa dirigibilidade das versões 1.0 turbinadas se repete nesta série especial: a direção é leve e a suspensão (que recebeu uma calibragem mais firme, aplicada também nas molas e amortecedores) filtra muito bem as irregularidades enquanto proporciona estabilidade acima da média para um utilitário esportivo.
Quanto ao consumo, o SUV tem médias de 7,7 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol no tanque e 10,9 km/l no perímetro urbano e 12,5 km/l no percurso rodoviário quando abastecido com gasolina.
ITENS DE SÉRIE
O Creta N-Line Night Edition traz praticamente tudo de melhor que existe na gama do SUV da Hyundai. Além do pacote de itens de segurança bastante generoso (o qual você pode conferir abaixo), o modelo tem ar-condicionado digital, banco do motorista com ventilação, freio de estacionamento elétrico, teto solar panorâmico, rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho exclusivo, câmera com visão em 360 graus, sensor de pressão dos pneus e faróis e lanternas em LED.
A central multimídia tem uma vistosa tela tátil de 10,25 polegadas, mas não dispensa o uso de fios para espelhamento do smartphone. É algo estranho se considerarmos que a versão Limited, que custa bem menos do que a Night Edition, não necessita de cabos para realizar a mesma tarefa. Ao menos existe uma bem-vinda exclusividade na série especial: o sistema de som Bose tem oito alto-falantes, incluindo um subwoofer no porta-malas.
SEGURANÇA E MANUTENÇÃO
Por trazer muitos equipamentos da versão topo de gama Ultimate, o Creta N-Line Night Edition também faz bonito na segurança. Há seis airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Destaque para o pacote completo de assistências à condução, que inclui alerta de colisão frontal (cujo funcionamento é bastante sensível, inclusive), frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória, detector de fadiga, sensor de pontos cegos e farol alto adaptativo.
Há ainda a projeção das imagens das câmeras laterais no painel digital toda vez que a alavanca de seta é acionada para qualquer um dos lados, facilitando bastante a realização da manobra sem riscos.
Quanto à manutenção, a Hyundai pratica preços fixos para as revisões, que variam de R$ 428,22 a R$ 963,35. Os valores são pouco acima dos praticados nas configurações com motor 1.0 turbo.
CONCORRENTES
A série especial encara uma situação delicada no mercado. Embora seu rival natural seja o Chevrolet Tracker RS, o preço salgado também faz aproxima o Creta N-Line Night Edition de modelos da categoria superior.
Basta lembrar que o Jeep Compass Longitude custa R$ 188.590 e a versão de entrada Sport sai por bem menos - R$ 176.790. Ambos são bem equipados e trazem o potente motor 1.3 turboflex, que entrega até 185 cv.
Outro SUV médio que surge como alternativa ao Creta é o Toyota Corolla Cross GR-Sport. Por R$ 193.990, o carro tem o motor 2.0 flex aspirado de até 177 cv.
Motorização
2.0, 4 cil., 16V
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
167 cv / 157 cv
Torque (kgf.m)
20,6 kgfm / 19,2 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,3 s
Velocidade máxima (km/h)
190 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,7 km/l / 10,9 km/l
Consumo estrada (km/l)
8,9 km/l / 12,5 km/l
Câmbio
Automático, seis marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/5 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1635 mm
Comprimento (mm)
4300 mm
Entre-eixos (mm)
2610 mm
Largura (mm)
1790 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1300 kg
Porta-malas (L)
422 l
Tanque (L)
50 l
10.000 km
R$ 428,22
20.000 km
R$ 809,88
30.000 km
R$ 737,22
40.000 km
R$ 963,35
50.000 km
R$ 702,88
60.000 km
R$ 878,54
Seguro
n/d
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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