Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem acordo, Globo desiste de Fórmula 1 para 2021; Band agora negocia

Treino livre na Fórmula 1 2020: Globo desiste novamente dos direitos -  Rudy Carezzevoli / Correspondente
Treino livre na Fórmula 1 2020: Globo desiste novamente dos direitos Imagem: Rudy Carezzevoli / Correspondente

04/02/2021 23h10

A Globo não irá transmitir a Fórmula 1 na próxima temporada. Sem acordo com a Liberty Media, dona da principal categoria do automobilismo no mundo, a emissora desistiu de seguir as negociações e não terá a principal categoria do automobilismo mundial em sua grade após 40 anos.

A desistência da Globo é confirmada pela emissora em comunicado ao blog. "A Globo manteve negociações constantes com a FOM/Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo".

A Fórmula 1 ainda pode ser transmitida na TV aberta no Brasil em 2021. Sem alarde, a Band se movimentou nos bastidores nos últimos dias e agora negocia com a Liberty Media por um um possível acordo.

Sem a Globo, a Liberty também pode lançar sem maiores problemas a sua plataforma de streaming em nosso país, a F1 TV Pro. O serviço promete cobertura detalhada mediante pagamento de uma assinatura mensal. A Liberty não abria mão dessa plataforma para conversar com uma televisão no Brasil. Com a Globo, esse lançamento não seria possível.

Se fechar acordo, pode ser o retorno da Band para a categoria após 41 anos. Em 1980, a emissora foi licenciada pela Globo para mostrar o campeonato mundial de pilotos e mostrou sozinha a primeira vitória de Nelson Piquet —no ano seguinte, ele seria campeão. Quem narrou a categoria naquele ano pela Band foi Galvão Bueno. No ano seguinte, devido ao bom desempenho, Galvão foi contratado pela Globo.

Procurada, a Band comentou o assunto após a publicação. A emissora admitiu negociações, mas diz que ainda não fechou nada: "A Band afirma que, a exemplo de outras emissoras, também está mantendo contato com a Fórmula 1, mas não há nenhum contrato assinado por enquanto. As negociações estão acontecendo. Caso haja um acordo, a emissora emitirá um comunicado oficial".