Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Tive relação forçada [estupro] sem proteção, mas o cara não ejaculou. Posso engravidar dele, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista de VivaBem

11/10/2022 04h00

"Fiz sexo com o meu parceiro e ele ejaculou duas vezes. No dia seguinte, fui forçada a ter relação com outro cara. Ele não ejaculou, mas não teve proteção. Posso engravidar de qualquer um dos dois?", pergunta a leitora no episódio desta semana do "Papo Cabeça", apresentado pelo psiquiatra Jairo Bouer.

O especialista em saúde mental lembra que qualquer relação forçada configura violência sexual. É preciso buscar atendimento de saúde o mais rápido possível, já que o sexo desprotegido é um risco para IST (infecções sexualmente transmissíveis). "Do ponto de vista médico, seria muito interessante chegar rapidamente ao serviço de saúde. Do ponto de vista da saúde mental, também é fundamental chegar a algum tipo de suporte para conseguir atravessar essa fase de maneira mais respaldada."

Além disso, é importante denunciar o agressor. "Não é incomum que diante de uma situação de violência sexual a vítima não procure nenhuma forma de suporte nem de ajuda, e tente resolver essa situação sozinha, que é muito difícil diante da magnitude do impacto emocional", diz o psiquiatra.

Quanto à pergunta, em teoria, existe um risco em relação ao sexo com o parceiro, se ela estivesse em período fértil.

Veja mais no vídeo acima.