Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Escolher top certo pode melhorar rendimento e prevenir lesões; veja opções

Escolha do top pode fazer a diferença durante treinos de corrida, segundo estudo feito nos EUA - iStock
Escolha do top pode fazer a diferença durante treinos de corrida, segundo estudo feito nos EUA Imagem: iStock

Danielle Sanches

Colaboração para VivaBem

02/05/2023 04h00

Um estudo feito pela Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, mostrou que a escolha do top esportivo para as mulheres pode fazer diferença no desempenho delas durante os treinos de corrida.

De acordo com a pesquisa, o uso de peças que oferecem uma boa sustentação foi associado com a redução no consumo de oxigênio pelo corpo —mostrando que o uso do top correto não apenas oferece conforto como também melhora o rendimento e até previne lesões durante a prática esportiva.

Um dos índices que melhorou com o uso de tops apropriados foi a rigidez da articulação do joelho —uma medida biomecânica que indica a resistência da articulação do joelho ao movimento quando a força é aplicada.

Quanto menor o consumo de oxigênio no exercício, maior é a rigidez dessa articulação, melhor o desempenho e menor o risco de lesões relacionadas à corrida.

No geral, de acordo com os pesquisadores, o rendimento das corredoras melhorou 7% quando utilizaram um top de boa sustentação. O uso do top correto também mostrou-se útil para prevenir o surgimento de dores crônicas nas costas ou no peito.

Tops femininos para corrida

Top feminino compressão - Lupo

Kit Top nadador em poliamida - Puma

Top Fitness Microfibra - She

Kit 3 Top Fitness - Eva Lingerie

Top Attack II - Lupo

Top de academia com bojo removível - She by Mash

Suporte é importante

O incômodo que as mulheres sentem pelo movimento das mamas durante a corrida e seus efeitos no desempenho durante o treino já vêm sendo estudados há alguns anos pelos cientistas.

Em 2020, por exemplo, um outro estudo, feito pela Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, a pedido da empresa americana de material esportivo Brooks, concluiu que, ao usar um top com pouca sustentação, que permite maior balanço das mamas, as atletas acabam diminuindo seus passos em até 4 cm —o que, em uma maratona, as obrigaria a dar um número de passos maior, similar ao necessário para correr 1,6 km.

Sobre o estudo

O estudo da Universidade de Memphis foi realizado com 12 corredoras recreativas, com idades entre 18 e 35 anos, e tamanho de seios que variavam entre "taças" B, C ou D, na medida americana.

Elas tiveram de participar de sessões de corrida de três minutos em casa usando tops de alta sustentação, baixa sustentação ou sem nenhum deles (como forma de controle para a base de comparação).

Rodapé content commerce -  -