Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Exercitar-se de forma errada pode causar problemas de saúde; saiba quais

iStock
Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

09/03/2023 04h00

Correr, nadar, pedalar, levantar peso. Praticar exercícios físicos com equilíbrio —e juntamente com uma rotina de alimentação saudável e noites bem dormidas— beneficia muito a saúde física e mental.

Combate e previne pressão alta, diabetes, osteoporose e ajuda a emagrecer, ganhar músculos, ir ao banheiro regularmente, ter disposição e menos ansiedade e estresse.

Porém, sem tomar os devidos cuidados, qualquer atividade esportiva em si pode precipitar ou agravar uma série de problemas de saúde, como explica Fabrício Buzatto, médico do esporte e fisiatra membro da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte).

"Geralmente, os problemas que podem ocorrer têm a ver com exercitar-se de maneira errada, ainda mais estando desatento, exagerar nos pesos e sem supervisão profissional, ou ainda movimentos bruscos, volume e intensidade de treinos muito grandes e sem preparo", explica.

O risco de sofrer alguma coisa também é maior quando se tem uma condição de saúde prévia que se desconhece ou é negligenciada por falta de visitas regulares ao médico. Por isso, antes de iniciar uma atividade desportiva passe por uma avaliação física.

"Com arritmia cardíaca, alterações de pressão arterial e histórico de convulsões e perda de consciência principalmente e ainda mais se quiser mergulhar no fundo, malhar, escalar", diz.

Quando danos envolvem a cabeça

CrossFit, levantamento de peso, treino - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sem exames preventivos, exercícios que envolvem levantamento de barras e halteres e em excesso podem ser perigosos. Cerca de 5% da população tem aneurisma, malformação nas artérias cerebrais, e caso ele se rompa, devido a picos de pressão durante a prática esportiva, gerará uma hemorragia que pode matar ou deixar sequelas. Se há casos na família, investigue.

"Há ainda os AVCs isquêmicos, causados pela falta de sangue no cérebro por um trombo em um vaso sanguíneo, e compressões nervosas, como cervicobraquialgia, relacionada a esforço repetitivo, sobrecarga ou má posição e que se inicia no pescoço, ombros e vai para os braços", informa Júlio Barbosa, médico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e neurocirurgião.

Outra especialista, Larissa Fabbri Mendes, otorrinolaringologista pela ABO (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia) explica que exageros na movimentação da cabeça também podem causar labirintite.

"Algumas pessoas têm tendência e sentem tontura, que costuma ser rotatória e melhora com o repouso. O tratamento envolve manobras feitas por profissionais."

Inflamações e lesões em disparada

Bursite, dor no ombro - iStock - iStock
Imagem: iStock

Mais comuns em iniciantes jovens, por inexperiência, uso excessivo de determinados músculos, falta de orientação de um instrutor, problemas como tendinites (inflamação de tendões), bursites (inflamação das bursas, bolsas cheias de líquido que protegem as articulações), estiramentos e lesões de joelho, tornozelo, quadril e ombro são os mais comuns.

Tem mais. A região lombar, devido a movimentos excessivos, repetitivos e mal executados, especialmente durante a musculação e associados à flexão e rotação da coluna, podem sobrecarregar os discos intervertebrais, predispondo uma degeneração rápida, além de microfissuras e até hérnia de disco ou protrusão discal, quando o disco se projeta para fora.

Quem deseja obter músculos de forma rápida também pode entrar numa fria se abusar de whey protein: proteína do soro de leite e um dos suplementos mais usados por praticantes de atividades físicas.

"Sobrecarrega e lesiona rins e fígado, faz engordar e altera o funcionamento intestinal. Quanto aos anabolizantes, são drogas com inúmeros efeitos colaterais e indicações médicas restritas", adverte Thais Barca, nutricionista funcional e esportiva da Clínica Clinutri.

Furos no abdome e veias para fora

leg press - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sem estar com a musculatura da parede abdominal fortalecida, levantar peso em excesso e aumentar com frequência a pressão intra-abdominal pode ocasionar hérnias nessa região, como umbilicais (no umbigo), inguinais (na virilha, entre a parte inferior do abdome e a coxa) ou inguinoescrotais (hérnias mais volumosas e que podem descer em direção aos testículos).

"Agachamento e leg press (exercício em banco inclinado, onde são trabalhadas as articulações do quadril, joelho e tornozelo, com peso) favorecem as hérnias, que aparecem em pontos de fraqueza, originando um buraco por onde uma alça do intestino pode passar, e hemorroidas", explica Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo no Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Segundo a médica, com o aumento de peso e a pressão exagerada, as veias ao redor do ânus e do reto se inflamam ou dilatam, podendo até sair para fora.

Para evitar que isso aconteça, exercícios pélvicos bem realizados ajudam a fortalecer toda a musculatura dessa região e ainda previnem incontinências urinária e fecal. Agora, em casos de hérnia, o tratamento é cirúrgico.