Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Chef perdeu 65 kg em 1 ano com churrasco todo dia e jejum intermitente

Colaboração para VivaBem

08/02/2023 14h00

Durante participação no primeiro episódio da sexta temporada do Conexão VivaBem, o chef de cozinha Bruno Salomão conta que conseguiu emagrecer 65 kg em um ano sem abrir mão da sua comida favorita: "Faço meu churrasco todos os dias depois da academia".

Segundo Bruno, seu processo teve início em janeiro de 2022 após ter tido um despertar espiritual e um médico ter levantado a possibilidade de um transplante de fígado. Na época, o cozinheiro cogitava fazer uma cirurgia bariátrica, mas mudou seus hábitos de forma natural, começando pela alimentação, diminuiu o consumo de açúcar, carboidrato e parou de beber.

Adepto da dieta low carb e do jejum intermitente, o apresentador do programa 'Vai ter Churras', de Nossa UOL, afirma que faz sua última refeição às 20h, volta a comer no dia seguinte às 12h e malha em jejum. Voltar a praticar atividade física, aliás, foi uma das mudanças que o ajudou.

Atualmente, Bruno vai à academia duas vezes por dia, de manhã faz exercícios de cárdio e à noite treina hipertrofia acompanhado por um personal trainer. Mas ele lembra que nem sempre sua rotina foi assim: "No começo, não tinha condições de ir para academia, estava muito grande, meu joelho doía muito, tinha problemas de locomoção", conta o cozinheiro, que já chegou a pesar 156 kg.

Além dos cuidados com o corpo e a alimentação, Bruno também começou a fazer psicanálise para se cuidar, se curar e se entender, incluindo a relação que tinha com o álcool, que não considera um problema, mas, sim, a forma desregrada como a bebida é consumida.

"Comecei a beber muito cedo, passei muito tempo sob o efeito do álcool, 20 anos. Não me conhecia sóbrio, não sabia quem eu era. No momento em que me vi sem ter requisitos para lidar com todos os meus traumas, sem o entorpecente, sem o prazer, sem algo que me tirasse daquela realidade, é a hora que você se vê de frente e que você se enfrenta".

Com 91 kg e 11% de percentual de gordura, Bruno diz que é um cara grande, não tem a intenção de ficar trincado, magro e trabalha para manter o peso. Acompanhado por uma equipe multidisciplinar que inclui endocrinologista, nutricionista, personal trainer, psicanalista e esteticista, ele vai fazer algumas cirurgias plásticas reparadoras para retirar o excesso de pele.

Ao final do programa, deu 3 dicas para quem deseja emagrecer:

  • Beba bastante água;
  • Cuide da sua saúde mental
  • Faça acompanhamento profissional.