Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Beach tennis: 11 boas razões para praticar o esporte que é cara do verão

Beach tennis é uma das diversas atividades do UOL no Verão, espaço gratuito na cidade de São Paulo - Mariana Pekin
Beach tennis é uma das diversas atividades do UOL no Verão, espaço gratuito na cidade de São Paulo Imagem: Mariana Pekin

Diana Cortez

Colaboração para o VivaBem

24/01/2023 04h00

Areia, sol, suor é muita diversão. O beach tennis é um esporte que tem tudo a ver com o verão e traz muitos benefícios para o corpo e a mente.

A modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos no país —segundo a CBT (Confederação Brasileira de Tênis), cerca de um 1,1 milhão de pessoas praticam a atividade atualmente, mais que o dobro em comparação a 2019— e há cada vez mais espaços para jogar beach tennis nas grandes capitais.

Se você está na cidade de São Paulo e quer experimentar o esporte, pode aproveitar as quadras disponíveis na arena UOL no Verão, abertas gratuitamente para o público de quinta a domingo, até 12 de fevereiro, no Posto 011 - Vila Mariana (R. França Pinto, 568).

11 bons motivos para experimentar o beach tennis

  • 1 - BAIXO IMPACTO NAS ARTICULAÇÕES

Além de o praticante ter de saltar e correr menos do que ao jogar vôlei e futebol, por exemplo, a areia fofa reduz o impacto nos joelhos, tornozelos, quadris e costas, minimizando o risco de dores e lesões, explica o professor doutor Cássio Mascarenhas Robert Pires, fisiologista da equipe Juca BT, que também é docente do curso de educação física da Uniara (Universidade de Araraquara) e dos cursos de educação física e fisioterapia da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto).

Antes de praticar a atividade, Jair Amintas Pereira Neto, atleta profissional de beach tennis e professor e capacitador da CBT, recomenda que todas as pessoa façam um check-up médico para saber se estão aptas para realizar o exercício.

"Mesmo quando liberados pele médico, esportistas com problemas articulares ou que estejam com excesso de peso devem ter o acompanhamento de um especialista para orientá-los de forma individualizada", ressalta.

  • 2 - A FAMÍLIA TODA PODE JOGAR

Até quem está sedentário ou nunca praticou esportes com raquetes consegue jogar beach tennis. "A atividade é inclusiva e na quadra vemos de criança a idosos. O esporte envolve a família e amigos", comenta Placido Russo Junior, profissional de educação física, treinador da equipe profissional Juca BT e técnico da seleção brasileira juvenil de beach tennis.

UOL no Verão - Beach tennis - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Imagem: Mariana Pekin
  • 3 - NÃO É PRECISO MUITOS JOGADORES

Para jogar futebol de salão ou society, por exemplo, você vai precisar reunir de 10 a 12 pessoas —que nem sempre podem comparecer por causa do trabalho e outros compromissos. Já no beach tennis só é necessário você e mais um jogador. Portanto, o risco de o jogo ser "cancelado" por falta de quorum é menor.

Muitas vezes, você nem precisa de um parceiro para jogar. Diversas arenas oferecem um tipo de "day use" em que é só chegar e jogar com quem estiver lá na quadra.

  • 4 - FORTALECE O CORPO TODO

Mover-se na areia, saltar e agachar para alcançar a bola ajuda no ganho de força nas pernas e na região do core (abdome, lombar e coluna). Já as raquetadas trabalham braços e ombros.

  • 5 - DETONA CALORIAS

O beach tennis é um esporte que propõe um exercício intervalado, ou seja, mescla momentos de alta e baixa intensidades. Segundo Mascarenhas, em uma partida de 60 minuto em duplas, um atleta amador faz aproximadamente 10 minutos de atividade intensa e queima cerca de 200 calorias —mas esse número pode aumentar, dependendo do ritmo do jogo.

Pode parecer pouco, mas, justamente por não exigir tanto do corpo durante a partida, você consegue praticar o esporte por duas, três horas —e, como a atividade é divertida, certamente você vai querer ficar esse tempo em quadra, ou até mais.

UOL no Verão - Beach tennis - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Imagem: Mariana Pekin
  • 6 - MELHORA O FÔLEGO

Correr e saltar na quadra proporciona um trabalho aeróbico, que contribui para desenvolver o condicionamento cardiovascular (resistência física).

  • 7 - TURBINA O HUMOR E DESPACHA O ESTRESSE

Assim como qualquer atividade física, o esporte estimula a produção de neurotransmissores (como a endorfina) que melhoram o humor, ajudam a relaxar e aumentam o bem-estar.

Além disso, o beach tennis geralmente é praticado com os pés descalços, em espaços que lembram muito o ambiente de praia, possibilitando um prazeroso contato com a areia e o vento. A socialização que a modalidade proporciona é outro fator que contribui com o bem-estar.

  • 8 - DESENVOLVE A PROPRIOCEPÇÃO

A instabilidade da areia fofa estimula a capacidade do corpo em reconhecer sua posição no espaço, chamada de propriocepção —é graças a essa capacidade que você consegue levantar as mãos na altura dos ombros sem precisar olhar para elas.

Desenvolver a propriocepção ajuda na estabilização das articulações e reduz o risco de algumas lesões, como torções —ao pisar em buraco, por exemplo, seu corpo percebe que o pé está virando e aciona rapidamente os músculos necessários para evitar isso.

Natália Deodato no UOL no Verão - Mariana Pekin - Mariana Pekin
A ex-BBB Natália Deodato jogou beach tennis na arena do UOL no Verão
Imagem: Mariana Pekin
  • 9 - TRABALHA A COORDENAÇÃO MOTORA E O EQUILÍBRIO

O beach tennis estimula ainda regiões cerebrais responsáveis por diferentes capacidades coordenativas, possibilitando um incremento de sinapses entre as áreas do cérebro e os músculos. Estudos mostram que esses processos podem neutralizar ou retardar o desenvolvimento e a progressão de demências, como Alzheimer.

Entre as capacidades que passam a ser trabalhadas e aprimoradas com as raquetadas estão:

  • coordenação motora fina, que é exigida no saque e no direcionamento da bola;
  • coordenação motora grosseira, ao realizar deslocamentos como giros e as corridas de frente e de costas;
  • organização espaço-tempo, que possibilita ao esportista fazer um movimento coordenado com a trajetória da bola;
  • equilíbrio, uma vez que o esporte é praticado em um solo instável.
  • 10 - DEIXA O CÉREBRO MAIS ESPERTO

Os deslocamentos na quadra contribuem para desenvolver a capacidade de processamento de informação e de reação, por exigirem tomadas de decisão rápidas para realizar uma jogada.

  • 11 - É FÁCIL DE PRATICAR

Apesar de as regras do beach tennis terem certa semelhança com as do tênis de quadra, o jogo na areia é mais dinâmico, simples e ágil.

UOL no Verão

UOL no Verão - Agenda - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Se você também quer aproveitar a estação mais quente do ano para cuidar da saúde e praticar atividades físicas, não perca a programação da arena UOL no Verão.

- De quinta a domingo, entre 19 de janeiro e 12 de fevereiro
- Aberto das 9h às 22h - entrada gratuita
- Local: Posto 011 - Vila Mariana (Rua França Pinto, 568, São Paulo)

Conteúdos especiais para o verão

Além das atividades na arena, o UOL no Verão traz reportagens e programas de vídeo para você aproveitar a temporada do calor com muita saúde, sabor, conforto, bem-estar e estilo —confira tudo em uol.com.br/uolnoverao

No Conexão VivaBem, a jornalista Mariana Ferrão recebe convidados famosos e especialistas para bater um papo sobre saúde, alimentação, perda de peso e equilíbrio mental. Já em Ctrl+Ver Ctrl+Ser, a apresentadora Laura Vicente ajuda celebridades a encarnarem seus ícones de estilo, passando por transformações que envolvem styling, cabelo e make.

Com quatro episódios inspirados na época mais quente do ano, a chef Isa Scherer vai ensinar receitas que têm tudo a ver com temporada de calor no À moda da Isa. E no Conta Outra, que estreia em janeiro, comediantes se juntam em uma roda de amigos para contar suas histórias mais absurdas de verão.

Os programas estão na grade diária do Canal UOL e on demand, no YouTube e no UOL Play.

O UOL no Verão tem o patrocínio de Arno, Centrum, Claro, Eno, Nesfit, Paco Rabanne, Sprite e Vichy.