Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Como é e para que serve o treino de flexibilidade de Gracyanne Barbosa

Aula de alongamento de Gracyanne Barbosa viralizou nas redes - Reprodução/Instagram
Aula de alongamento de Gracyanne Barbosa viralizou nas redes Imagem: Reprodução/Instagram

Vinícius de Oliveira

Colaboração para VivaBem

22/08/2022 04h00

Gracyanne Barbosa chamou a atenção nesta semana ao publicar nas suas redes sociais um alongamento de cabeça para baixo. No vídeo, a musa fitness apareceu esticando bem as pernas e com a parte superior do tronco no meio delas.

O exercício faz parte do treino de flexibilidade montado pela personal trainer Celina Leon. Em entrevista a VivaBem, a profissional elogiou Gracyanne e explicou como funciona esse treinamento de alongamento.

"O treino flex aumenta a mobilidade articular, o alongamento tecidual dos músculos. Com ele, você tem menos incidência de lesões. Além de facilitar suas atividades no dia a dia, em relação à movimentação. Fora o bem-estar", explica Celina.

De acordo com a personal, os alunos que procuram aulas de alongamento vão desde pessoas com dificuldades para amarrar os sapatos e agachar até atletas de jiu-jitsu e outras lutas corporais.

"Com as aulas particulares, trabalho coisas específicas com cada aluno, dentro daquilo que ele quer [desenvolver]. Por exemplo, pessoas do jiu-jitsu querem mais mobilidade no quadril, para fazer rolamento no chão. Então, eu adapto cada treino para cada situação", conta.

"Tem muita gente que chega com dor na lombar. Alunos que passam o dia inteiro dirigindo e estão 'encurtados', porque passam o dia inteiro sentado trabalhando. Para essas pessoas, passo um treino geral de ganho de mobilidade articular e alongamento", completa.

Celina explica que suas aulas são divididas em três agrupamentos musculares: front split, middle split e treino de coluna.

  • Front split: posterior de perna, quadril, quadríceps, cadeira anterior e cadeira posterior;
  • Middle split: abdutores e parte interna da perna;
  • Treino de coluna: complexo escapular, peitoral e abdome.

"Ao mesmo tempo, não é simplesmente alongar [esses músculos]. É tentar alongar, gerando força no seu corpo. O corpo precisa sustentar aquele alongamento. O treino de flexibilidade não é simplesmente alguém empurrando a sua perna", afirma.

Como é o treino de flexibilidade de Gracyanne?

As aulas de flexibilidade de Gracyanne Barbosa são pensadas para melhorar suas habilidades com pole dance, atividade física que pratica há alguns anos.

"Têm movimentos do pole dance que são mais complexos, exigem maior mobilidade e maior alongamento. Para ela executar esses movimentos e ter força para manter a pose, a figura, ela faz aulas de flexibilidade", explica Celina Leon.

A personal trainer, que também dá aula de pole dance para Gracyanne, conta que elas trabalham juntas há mais de três anos e que, atualmente, a musa fitness está num nível "intermediário avançado" de flexibilidade.

"Ela é muito dedicada e está avançando muito. A posterior dela, por exemplo, é negativa. Negativa é o termo que usamos quando a pessoa ultrapassa o front split. Imagina que você abre um espacate no chão. Quando você zera, você encosta toda a parte posterior da parte da frente e toda parte anterior da perna de trás. A Gracyanne já está colocando bloquinhos embaixo do pé dela", conta.

Para quem são indicadas as aulas de flexibilidade?

A personal trainer Celina Leon indica aulas de alongamento para qualquer pessoa que queira melhorar a movimentação no dia a dia. "Seja na academia, na musculação —para melhorar o agachamento, o squat— ou para atividades mais comuns", diz.

De acordo com a profissional, os alunos vão sentindo progressivamente a melhora no desempenho conforme as aulas vão passando. "Mas tem que se dedicar, realmente treinar, para ver os resultados", afirma.

Ela também aconselha o acompanhamento de um profissional, porque, assim como em outras atividades físicas, o treinamento de flexibilidade também tem risco de lesão. "Uma boa orientação pode evitar o risco de se lesionar", finaliza.