Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Namorado de Juju Salimeni tem veias saltadas na perna; qual a causa delas?

Namorado de Juju impressiona com veias saltadas - Reprodução/Instagram @basa e @jujusalimeni
Namorado de Juju impressiona com veias saltadas Imagem: Reprodução/Instagram @basa e @jujusalimeni

De VivaBem*, em São Paulo

18/08/2022 16h28

O influenciador Diogo Basaglia compartilhou uma foto no Instagram, nesta quarta-feira (17), que chamou atenção dos seguidores: as pernas completamente musculosas e com as veias muito saltadas. Namorado Juju Salimeni, ele tem costume de mostrar os treinos nas redes sociais.

E apesar de impressionar, a vasodilatação é sinônimo de um shape de sucesso para muitos praticantes de atividades físicas. Gracyanne Barbosa, Fábio Assunção, Marcos Mion, além de outros fãs da musculação já mostraram suas veias protuberantes nas redes sociais com fotos de braços, pernas e mãos musculosas.

Por que as veias ficam saltadas?

Em exercícios que exigem muita força (como os de musculação), um maior volume de sangue é direcionado aos músculos, para garantir que não falte combustível para eles durante o movimento. O aumento do fluxo sanguíneo faz com que veias e artérias da região dilatem. Com isso, elas "incham" —e algumas se tornam visíveis sob a pele.

Esse processo é completamente normal e as veias devem desinchar pouco tempo depois de o treino acabar. Porém, se os vasos sanguíneos permanecerem saltados por um longo período, é porque algo está impedindo o processo normal do fluxo de sangue.

"No caso das pernas, por exemplo, alguma variz pode estar relacionada à dificuldade de retorno do sangue do músculo para o coração. A veia pode estar obstruída, por exemplo, e apresentar um inchaço ou deformidade devido ao acúmulo de sangue", esclarece Nemi Sabeh Jr, ortopedista, médico no núcleo de especialidades do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e médico da seleção brasileira de futebol feminino.

De acordo com Mateus Saito, médico do Instituto Vita, ortopedista e professor da USP (Universidade de São Paulo), a aparência das veias fica ainda mais evidente em pessoas com pouca gordura corporal, mas também pode aparecer em pessoas com quantidade não tão baixa de gordura, mas que possuam veias mais superficiais.

Veias saltadas podem indicar problemas?

Se fizer parte de um processo fisiológico do exercício, não faz mal algum. "No entanto, se a pessoa [mulheres, principalmente] é sedentária, fuma, toma pílulas anticoncepcionais e tem vasos salientes, pode ser sinal de alguma patologia, como as varizes. Nesse caso, é indicado procurar um cirurgião vascular", explica Samir Salim Daher, diretor do departamento de medicina esportiva do Clube Pinheiros, em São Paulo.

* Com informações de reportagens publicadas em 20/02/2021 e 29/03/2022.