Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Médico alerta: fazer atividade física sem um check-up pode ser perigoso

Colaboração para VivaBem

05/08/2022 11h29

Você é daqueles que acha que está saudável, se matricula na academia e sai fazendo tudo quanto é aula. Preste atenção: fazer exames antes de começar uma atividade física é importante. Esse foi um dos temas do quarto episódio da quarta temporada do Conexão VivaBem, com a participação de Edmo Gabriel, cardiologista, cirurgião cardiovascular, nutrólogo e colunista de VivaBem.

Fazer atividade física sem check-up pode ser perigoso?

Pode. De acordo com o cardiologista, há inúmeros relatos de mortes de pessoas que abusam da atividade física achando que estão aptas, apenas baseando-se em uma aparência externa de uma suposta vitalidade.

"Sempre recomendo que a aparência externa é 30% do processo, mas você tem que checar como está o organismo, o metabolismo, a saúde cardiovascular. E para isso existem exames bioquímicos e complementares de imagem que vão nos dar o respaldo."

Ele alerta que é necessária a abordagem do cardiologista previamente. "A gente vê o pessoal abusando, correndo, fazendo atividade física no frio, no calor, como se estivesse apto para isso."

As pessoas têm medo de fazer check-up? Os homens são mais resistentes?

Com sua experiência de médico, Edmo Gabriel diz que essa é uma situação típica: as pessoas demoram para querer fazer um check-up e que há pesquisas mostrando que os homens são os mais resistentes.

O cardiologista conta que a estratégia que usa é incentivar suas pacientes mulheres a trazerem os maridos, pais e filhos. "As mulheres realmente trazem todo mundo."

Segundo o especialista, quando os homens chegam ao consultório e ele inicia uma investigação, geralmente descobre quadros de hipertensão, arritmia, colesterol. E é aí que começa uma certa resistência, eles alegam que nunca tiveram nada e perguntam se podem repetir o exame.

Só após refazer os testes e confirmar as alterações, eles se predispõem. "Eles são teimosos, querem fazer o primeiro teste para ver se é verdade. Eles assumem que são saudáveis, mas nunca fizeram um check-up."