PUBLICIDADE

Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

UOL no Verão: Harley Alves joga beach tennis, que detona 600 calorias

Diana Cortez

Colaboração para VivaBem*

09/01/2022 11h14

Harley Alves, videomaker, influencer e empresário, marcou presença no primeiro dia de arena UOL no Verão e experimentou o beach tennis pela primeira vez. "Adorei! Vou colocar na minha rotina de treino", disse, já planejando os próximos treinos no espaço que existe próximo a sua casa.

Ele, que adora esportes ao ar livre, percebeu de cara os estímulos que o esporte oferece: "Terminei o treino bastante ofegante. Sinto como se tivesse queimado umas mil calorias por conta do esforço que é preciso para se deslocar na areia fofa!", comenta o influencer, que viu na prática que não se trata de uma modalidade difícil de aprender. "Basta entender a técnica rapidamente e pegar o ritmo para sair jogando", aprova Alves.

Harley adora praticar esportes ao ar livre, como surfe e skate, mas também faz aulas de boxe, modalidade que começou há um pouco mais de um ano e que o ajudou a superar uma depressão leve. "O esporte renova sua energia e lava a alma. E é algo muito importante principalmente neste momento em que vivemos em meio a tanta ansiedade e informação. É uma terapia", complementa.

UOL no Verão: Harley Alves joga beach tennis - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Venha experimentar você também essa e outras modalidades disponíveis na arena UOL no Verão, que acontece neste e no próximo final de semana no bairro do Butantã, em São Paulo.

Conheça os benefícios do beach tennis

Criado na Itália na década de 1980, o beach tennis (ou tênis de praia) chegou ao Brasil por volta de 2008.

O esporte é praticado em uma quadra de areia com rede presa a 1,70 m de altura e com bolinhas que se assemelham às do tênis de quadra, mas têm muito menos pressão interna. Quando a bola cai no solo, é ponto.

Confira tudo o que esse esporte proporciona a você:

Detona muitas calorias
A modalidade exige uma movimentação intensa sobre a areia fofa, portanto demanda bastante esforço e energia no deslocamento. O resultado é uma alta queima calórica --são em média 600 calorias em uma hora de jogo.

Trabalha o corpo todo
Apesar de pernas, braços e ombros serem muito demandados para alcançar a bolinha, a modalidade também exige o envolvimento de vários outros grupos musculares, inclusive o core (área que envolve o abdome, lombar e quadris) para haver estabilização ao se locomover na areia fofa.

UOL no Verão: Harley Alves joga beach tennis - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Melhora o condicionamento físico
Se correr no asfalto já faz grande diferença para a melhorar a resistência cardiovascular, imagine na areia fofa? Isso mesmo. O esforço é ainda maior para haver deslocamento! Sem contar que o beach tennis ainda exige a explosão nos saltos a fim de acertar as raquetadas no ar.

Trabalha foco, agilidade e coordenação motora
No jogo, o desafio de acompanhar a bolinha é essencial para estimular a coordenação motora e a agilidade, fora que exige dos jogadores muita concentração para acertá-la em cheio!

Pode ser praticado por qualquer pessoa
Qualquer um pode praticar a modalidade (de crianças a idosos) desde que se tenha liberação médica, assim como é solicitado a qualquer outra atividade física. Aliás, a modalidade pode ser praticada sozinho ou em equipe. Apenas orienta-se a quem está muito acima do peso ou fora de forma pegar leve no início, para evitar sofrer com muitas dores ou lesões.

Arena do UOL no Verão 2022

Além das práticas esportivas, na arena do UOL no Verão é possível curtir o som de DJs. Lá, você ainda conta uma área kids, restaurante, churrasqueira e bar, que oferecem um cardápio especial, com comidas e drinques apropriados para essa época de calor. Não perca!

Local: Estação Praia - Rua Alvarenga, 2383 - Butantã, São Paulo (SP)
Data: 8, 9, 15 e 16 de janeiro
Horário: Das 12h às 22h, veja a programação das atividades abaixo:

  • Futevôlei Das 12h às 18h (partidas de 20 a 40 minutos)
  • Beach tennis Das 12h às 18h (partidas de 20 a 40 minutos)
  • Treino funcional Das 12h às 18h (aulas de 20 minutos, com intervalo de 10 minutos para higienização dos equipamentos)
  • Futmesa Das 12h às 18h (partidas de 10 a 20 minutos)
  • Altinha e embaixadinha Das 12h às 18h (partidas de 10 a 20 minutos)
  • DJ Das 12h às 22h (exceto durante apresentação da banda)
  • Churrasqueira, restaurante e bar Das 12h às 22h

Para evitar aglomerações, será permitida a permanência de 100 pessoas no evento —caso seja atingido esse número, é só esperar na fila, para entrar assim que alguém sair. É obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação completa e uso de máscara. As atividades esportivas devem ser agendadas no local

Aproveite a estação mais quente do ano

O UOL no Verão 2022 também vai trazer para você uma série especial de conteúdos até o final de janeiro, que inclui os programas em vídeo "Otalab", "Vai Ter Churras", "E Aí, Beleza?" e "Conexão VivaBem". Acompanhe tudo em uol.com.br/uolnoverao/.

O projeto tem patrocínio de Diageo, 123 Milhas, Nivea, Natural One, Nestlé, Eudora, PixBet, Sabesp e Clube UOL.

*Com informações de reportagem publicada em 30/6/2021

Movimento